As redes digitais conectam dispositivos e sistemas no mundo, em especial por meio de linguagens e da tecnologia, construindo e dando visibilidade a memórias cada vez mais digitalizadas. As linguagens, aliadas à tecnologia do humano e do pós-humano, hibridizam-se e engendram-se nos ecossistemas. A conexão de dados desafia estudos da memória, das competências e das linguagens, que estão expandidas por suportes, plataformas e possibilidades sígnicas. O estudo das redes abrange a ampliação da cultura digital, inseridas em um novo regime de historicidade, e suas narrativas. A linha busca entender e aprofundar questões sociais emergentes em reconfigurações manifestas nas linguagens, e, por sua vez, presentes nos processos comunicacionais, sejam eles midiáticos, ou não. Levam-se em conta as diferentes formas de produção, de compartilhamento e de consumo; além dos deslocamentos e hibridizações, a partir das narrativas em processo de mutação, das territorialidades flexíveis, das extremidades móveis e superpostas, das memórias e das competências cognitivas, afetivas, estéticas, críticas, midiáticas e artísticas, ou seja, através da semiose.
Docentes:
Christina Ferraz Musse;
Claudia de Albuquerque Thomé;
Frederico Braida;
Gabriela Borges Martins Caravela;
Marco Aurélio Reis;
Soraya Maria Ferreira Vieira.
Julia Fagioli;
Mariana Ramalho Procópio;
Rennan Lanna Martins Mafra.
Os processos comunicacionais são locus privilegiado para compreensão da vida social, em suas múltiplas dimensões (políticas, econômicas, científicas, tecnológicas, culturais, entre outras), visto que produzem efeitos sócio-históricos e são também constitutivos dos modos de identificação e subjetivação de indivíduos e coletividades. Trata-se do fenômeno da capilarização das ambiências midiáticas, que reconfiguram não somente os processos comunicacionais tradicionais como também, e ato contínuo, diversas esferas da própria vida social. A mediação, midiatização e, mais recentemente, a plataformização, dado o seu poder de circulação, abrem, em consequência, a oportunidade para que, afora as legítimas abordagens de cunho mais imanente à área, outros saberes sejam mobilizados em interface. Diante desse contexto, as pesquisas na linha perscrutam tais interfaces para compreender como processos comunicacionais e ambiências midiáticas reconfiguram a vida cotidiana, as instituições, as relações de poder, as trocas simbólicas e os agenciamentos.
Docentes:
Álvaro João Queiroz;
Carlos Pernisa Jr;
Iluska Maria da Silva Coutinho;
Jhonatan Alves Pereira Mata;
Kérley Winques;
Luiz Ademir de Oliveira;
João Paulo Carrera Malerba;
Telma Sueli Pinto Johnson;
Wedencley Alves Sant’anna.
Paulo Roberto Figueira Leal.