UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Área de concentração

Você está em: Apresentação > Área de concentração

Startup Stock Photos

 

Comunicação e Sociedade

A área de concentração “Comunicação e Sociedade”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, agrega três linhas de pesquisa: Comunicação e Poder; Cultura, Narrativas e Produção de Sentido; e Estética, Redes e Linguagens.

A primeira discute as relações de poder entre indivíduos e instituições, com implicações na sociabilidade e na percepção de si dos sujeitos. Já a segunda linha de pesquisa reflete sobre a questão das narrativas e dos discursos midiáticos, considerando o seu trabalho de produção de sentido e suas implicações culturais. A terceira tem como objeto o pensamento de que as tecnologias da comunicação podem ser tomadas como desencadeadoras de alterações sociais e de linguagem. 

A produção das três linhas contribui para a consolidação de saberes no campo da Comunicação, tanto na política, quanto no campo da ética e também da estética, com destaque para as preocupações com o interesse pelas singularidades da Comunicação Regional.

  

Comunicação Regional

Na perspectiva de inserção articulada entre o local e o global, o Programa também tem um direcionamento para a região polarizada por Juiz de Fora, que abrange municípios dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e pode se estender até o Espírito Santo, o que significa uma população de mais de dois milhões de habitantes.

 

Comunicação articulada a estratégias de intervenção social

Tal preocupação se insere na proposta de formar quadros capazes de pensar a comunicação articulada a estratégias de intervenção social, em diferentes suportes e a partir de diversas abordagens teóricas, incluindo projetos voltados para a comunidade e aqueles de mídia local, sejam de caráter independente ou institucionalizado.

 

Contexto global

No entanto, a visão vai além do contexto regional na medida em que há interesse por questões voltadas para o global, com a busca pelo contato e discussão com instituições e grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros, que se vinculam aos principais assuntos tratados pelo Programa.

 

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação