PPGCOM LANÇA SÉRIE DE PODCASTS “COMO NASCEM AS PESQUISAS?”

podcats

O tema e o objeto de uma pesquisa acadêmica podem surgir de diversas maneiras. De alguma forma, todas as pesquisas, em algum momento, trazem um pouco dos interesses pessoais e da personalidade de cada um. Mas o que faz com que um determinado assunto seja tão relevante para um pesquisador a ponto de virar um objeto de estudo científico?  Algumas respostas foram dadas no podcast “Como Nascem as Pesquisas”, criado pela turma do primeiro semestre de 2019 da disciplina de Pesquisa em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

A série, produzida por 22 mestrandos, traz visões sobre as diferentes vias possíveis para se chegar a um objeto de estudo. Pode ser pela proximidade com o tema do orientador, um questionamento que o pesquisador traz consigo ao longo da vida, uma interrogação em aberto da própria vivência. O professor Wedencley Santana, docente responsável pelo projeto, falou sobre a importância de mostrar a pluralidade das motivações de cada estudante: “Isso contribui para a humanização da ciência e as pessoas começam a perceber que qualquer um, no seu cotidiano, tem suas questões e também gostaria de responde-las. Assim como a via estética e religiosa, a científica e a acadêmica também são vias para as questões humanas”.

O projeto, segundo o professor, foi inspirado na série de podcast da King´s College, faculdade renomada em Londres.    “O podcast vem assumindo um lugar que permite uma reflexão maior, enfatizando o diálogo” – disse Wendencley. Ele ainda completa:  “É muito agradável porque aquilo se desenvolve como uma conversa, um bate papo . Sempre que nós damos espaço ao diálogo – nesse mundo em que há pouco diálogo – nós estamos valorizando a civilidade e, nesse caso, o conhecimento”.

Para conferir o conteúdo, você pode entrar no YouTube do PPGCOM ou acessar o perfil do programa no Spotify.