Fechar menu lateral

CINE DEBATE TRAZ DISCUSSÃO COM FOCO NOS DOIS MAIORES CRIMES AMBIENTAIS DO PAÍS

Acontece no dia 08 de novembro, sexta-feira, a partir das 14 horas, o cine debate com a apresentação do filme “O Amigo do Rei”. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da UFJF, na mesma semana em que completam 4 anos do rompimento da barragem de Fundão na região de Mariana-MG.

O filme “O Amigo do Rei”, sob direção de André D’Elia, tem como tema o maior crime ambiental da história do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG). A produção acompanha o cotidiano do Deputado Federal Rey Naldo, nos bastidores do Congresso Nacional, trazendo á tona as relações existentes entre política e mineração.

“O Amigo do Rei” é ao mesmo tempo um documentário investigativo e uma ficção alegórica, capaz de revelar a ligação entre as empresas e a política no Brasil ao longo da história. O momento será de discussão sobre a interface mídia, política e mineração, pauta relevante em um ano também marcado pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho-MG.

O cine debate é uma realização dos grupos de pesquisa da UFJF: “Comunicação, Identidade e Cidadania”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação; “Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade” e “Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e a Água”, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

 

 08_11_web