Fechar menu lateral

AULA MAGNA TRAZ O DEBATE SOBRE SOCIEDADES DIVIDIDAS E A ESFERA PÚBLICA

Aula Magna

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora inicia o seu primeiro semestre letivo de 2019 com uma novidade, a primeira turma de Doutorado após a aprovação no fim de 2018. E para iniciar o ano, o corpo discente e docente terá a Aula Magna com a pesquisadora e professora, Dra. Rousiley Maia.

Com o tema “Sociedades divididas e Esfera Pública – a dimensão emocional da argumentação”, a professora discorre por meio de uma pergunta: “Com a crescente fragmentação e polarização ideológica de grupos, discursos de ódio e ataques aos direitos humanos, pode a esfera pública sobreviver no cenário político contemporâneo?”

A professora também aborda a exploração da emoção como um elemento central no processo argumentativo. Além disso, investiga a variação das emoções quando acionadas por membros de grupos antagônicos, em debates que ocorrem em diferentes contextos comunicativos. Diante desse plano de fundo interessante, a aula inaugural acontece no dia 27 de março, às 14h, na Sala de Demonstração (220) da Faculdade de Comunicação.

 

Sobre a Professora

Rousiley Maia é Professora Titular do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Possui mestrado e doutorado em Ciência Política pela University of Nottingham, Inglaterra (em 1989 e 1992 respectivamente) e pós-doutorado no Boston College, Estados Unidos (2010-2011). Coordena atualmente projetos de cooperação bilateral com a Universidade Carolina do Norte, USA e a Universidade de Berna, Suíça. Integra a equipe de pesquisadores principais do INCT da Democracia e da Democratização da Comunicação, tendo já estabelecido colaboração com a Universidade de Mannheim, Alemanha (CNPq/DFG); Universidade de Beira Interior, Portugal, (Capes/FCT), UFBA (Procad/Capes) e University of Stockholm, Suécia.

Da produção acadêmica destacam-se os livros “Deliberation across Deeply Divided Societies: Transformative Moments” (com J. Steiner, M. C Jaramillo, S. Mameli, Cambridge University Press, 2017); “Recognition and the Media” (Palgrave, 2014), “Deliberation, the Media and Political Talk” (Hampton Press, 2012), “Media e Deliberação” (FGV, 2008), “Comunicação e Democracia” (com Wilson Gomes, Paulus, 2008). A pesquisadora tem editado livros sobre democracia, esfera pública, associativismo cívico, internet e participação política no Brasil. É editora associada da International Encyclopedia of Political Communication (Wiley-Blackwell, ICA) e líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública da UFMG. Atua na área de Comunicação e Política, com ênfase em democracia deliberativa, esfera pública, teoria do reconhecimento e sociedade civil.