Fechar menu lateral

Conferência “Democracia e Mídia na América Latina: contextos do jornalismo mexicano” e mini curso sobre situações de violência e constrangimentos no trabalho jornalístico em países latino-americanos – Prof.ª Sallie Hughes (Universidade de Miami)

Entre os dias 11 e 20 de dezembro o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF recebe como professora convidada estrangeira a Prof.ª Dr.ª Sallie Hughes, da Universidade de Miami. A sua visita foi possível graças ao edital da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF destinado à recepção de pesquisador/colaborador do exterior aprovada em outubro.

 

Professora Associada do Departamento de Jornalismo e Gestão de Mídia na Universidade de Miami, com PhD em Estudos Latino-Americanos do Centro Roger Thayer Stone da Universidade de Tulane em Nova Orleans (Louisiana), a Prof.ª Sallie Hughes é especialista em mídia e América Latina, com boa parte das suas atividades desenvolvidas no Instituto de Estudos Avançados das Américas da Universidade de Miami, onde também é coordenadora sênior de pesquisa sobre Estudos Latinos-Americanos. Coordena ainda na América Latina a pesquisa Worlds of Journalism Study. Há mais de uma década a Dr.ª Sallie Hughes pesquisa o tema democracia de mídia e segurança para jornalistas em países latino-americanos, especialmente o México.

 

Neste momento trabalha com a criação de protocolos internacionais de pesquisa comparada naquele país. Entre as atividades programadas na FACOM/PPGCOM da UFJF estão: conferência sobre a segurança de jornalistas na região, intitulada “Democracia e Mídia na América Latina: contextos do jornalismo mexicano”, no dia 11 de dezembro às 16h; aulas sobre situações de violência e constrangimentos no trabalho jornalístico em países latino-americanos nos dias 12, 13 e 14 de dezembro; e um trabalho aplicado de metodologia, com teste piloto entre jornalistas de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro. A visita da Prof.ª Sallie também pretende ajudar a estabelecer parcerias com pesquisadores mexicanos e formar na UFJF um consórcio de pesquisa semelhante ao que existe na Universidad de Puebla (México).

 

Local: Sala 220 (demonstração) do prédio novo da Faculdade de Comunicação

 

Link para inscrição: https://goo.gl/dTCytC