Fechar menu lateral

Em palestra de abertura do XI Simpósio Nacional da ABCiber, Lucia Santaella fala sobre os tipos de conectividade e suas consequências na atualidade

Na última semana, entre os dias 21 e 24 de novembro, aconteceu o XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), sediado na Faculdade de Comunicação, organizado pelo PPGCOM/UFJF e vários Grupos de Pesquisa. O evento, que reuniu conferencistas nacionais e internacionais, contou com a palestra magna “Consequências Humanas na Inteligência Artificial”, ministrada pela Profª. Drª. Lúcia Santaella (PUC-SP) pesquisadora brasileira pioneira na área da semiótica e da metodologia da ciência.

 

45991645981_1e91591c34_z

Durante sua fala, Santaella pontuou que muitas das inovações tecnológicas que descreve já são realidade, uma vez que as coisas tendem a se conectar sem bordas, objetos, máquinas e/ou artefatos, e já começaram a interagir de maneira inteligente, o que está gerando ações inteligentes responsivas ao comportamento humano. A palestrante abordou o atual estágio de conexão proporcionado pelas novas tecnologias, considerado por alguns estudiosos como a “quarta Revolução Industrial” e a “segunda Revolução da Internet”, sendo que hoje existem três camadas sobrepostas, quais sejam, a conectividade social, a conectividade híbrida e a arquiconectividade.

A conectividade social se relaciona à nova fase das chamadas mídias sociais, porquanto findou a euforia celebratória da Web 2.0, pretensamente democratizante, aberta à participação e ao compartilhamento de todos com todos, haja vista que os oceanos de dados e rastros dos indivíduos são manipulados por poderosos algoritmos e por um monitoramento total. A questão assinalada por Santaella é que a conectividade social, responsável por uma personalização extrema dos dados, gera as chamadas “câmaras de eco” ou “salas espelhadas”, em que tudo o que as pessoas veem e consomem são reflexo de si próprias, cuja consequência são as bolhas filtradas, as fake news e a pós-verdade, o que as torna mais vulneráveis a propagandas e manipulações. Dessa forma, deve haver uma formação educacional, uma literacia midiática, que habilite o indivíduo a colocar suas visões de mundo à prova.

A conectividade híbrida se refere à robótica e à conexão com o corpo humano, pois com os algoritmos evolutivos, os robôs são capazes de aprender à maneira de um organismo vivo dotado de inteligência; consequentemente, com a fusão do biológico-digital-físico são desenvolvidos os mais diversos dispositivos que permitem sua aplicação em diferentes áreas do saber.

 

31052760537_fccf29d242_z (2)

 

O ponto alto da palestra foi quando Santaella desenvolveu o seu conceito de “arquiconectividade”, cuja camada comporta a internet das coisas, a realidade aumentada e as tecnologias portáteis, vestíveis e implantáveis, prevendo ambientes de computação em redes globais e ambientes imersíveis invisíveis, em um tecido de informação de abrangência mundial. A palestrante refletiu especificamente a respeito da Inteligência Artificial que provoca uma ruptura naquilo que se concebe como sendo o humano, pois ela possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e performem tarefas como seres humanos, pois se configuram a partir da deep learning e do processamento de linguagem natural. Com essas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados.

Porém, deve-se ressaltar que Pierre Lévy pondera que não acredita na AI, pois no que se refere ao ser humano, toda inteligência é artificial, “salvo se dissermos que a inteligência humana é artificial desde o começo, pois, no fundo, a escrita já é inteligência artificial; já é a memória sobre o papel ou numa biblioteca. O que é isso? É a memória exterior ao organismo humano; sim, pois a memória é uma parte muito importante da cognição humana”.

Santaella ponderou que essas transformações não se dão de modo homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e históricas são abissais entre os países, e que os limiares tecnológicos apresentados descrevem o estado em que se encontra hoje a evolução do homo sapiens sapiens. Neste ponto, Santaella se aproxima da questão do “viés sistêmico”, apontado por Henri Jenkins, em Cultura da Conexão.  Tal termo remete ao modo como a criação/consumo de conteúdo é restrito e desequilibrado por características demográficas dos participantes/não-participantes, uma vez que os recursos tecnológicos não superam outros fatores que dão forma ao acesso relativo de grupos diferentes ao poder comunicativo e cultural. Assim, a não-participação pode persistir quando se tem acesso técnico, mas não as habilidades e o conhecimento cultural exigidos para se participar plenamente do universo arquiconectado.

 

Sobre a ABCiber

 

A ABCiber é uma entidade científica, cultural e interdisciplinar que foi fundada em 2006, na cidade de São Paulo, e congrega pesquisadores, grupos de pesquisa, instituições e entidades brasileiras do campo de estudos da cibercultura. O objetivo do simpósio foi propor uma reflexão teórica multitransdisciplinar, a partir de diferentes fenômenos insurgentes no ecossistema conectivo digital, buscando compreender o novo ambiente comunicacional e de sociabilidade na contemporaneidade.