Fechar menu lateral

Abertas as inscrições para curso sobre circulação de sentidos entre redes e meios massivos

Aulas serão ministradas pelo Prof. Mario Carlon, da Universidade de Buenos Aires, na Faculdade de Comunicação da UFJF

 

 

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, o Prof. Mario Carlon, da Universidade de Buenos Aires, estará no PPGCOM/UFJF para ministrar o curso “Circulação de sentidos entre redes e meios massivos – o poder dos enunciadores versus o poder dos discursos“. Ao longo dos três dias, o professor argentino conduzirá um debate sobre uma metodologia de análise da circulação do sentido entre as redes sociais digitais e os meios massivos. O curso é aberto tanto aos alunos da pós-graduação como da graduação, que devem se inscrever até o dia 15 de novembro.

O objetivo da abordagem do Prof. Mário é apresentar os novos estudos sobre a circulação e o estatuto dos novos enunciadores: youtubers, instagrams, coletivos, fakes, robôs e trolls na sociedade hipermediatizada e contemporânea. Para tanto, serão estudados casos de coletivos de gênero, como #NiUnaMenos e #CampAborLegal, políticos, como #NoalFMI, fotógrafos amadores, como chicas bondi, e youtubers, como zekiel79.

 
Sobre o tema

Desde o surgimento da Internet, as metodologias tradicionais de análise de mídia têm focado suas reflexões nas instituições e na classificação e padrão da publicidade, as quais já não são suficientes, porque foram projetadas para dar conta de sociedades, como a moderna e pós-moderna, dominadas pela mídia de massa. As análises das redes sociais têm avançado e apontado caminhos para repensar as estratégias acionadas por elas. Porém, é preciso avançar no tocante às reflexões sobre o poder dos enunciadores: instituições, políticos, celebridades e influenciadores.

Subestimam-se a interação com a mídia de massa e, acima de tudo, as lógicas do sentido dos discursos sobre os quais ainda sabemos pouco ou quase nada e, em especial, sobre quem os produziu e em que circunstâncias. Este aspecto se torna cada vez mais imperativo e imprescindível no momento em que se multiplicam as plataformas interativas e ubíquas, que circulam enunciados 24 horas por dia e corroem os poderes estabelecidos. Daí a relevância em se discutir a circulação de sentidos entre as redes e os meios massivos, assim como o poder dos enunciados e dos discursos.


Inscrições e certificado

Os interessados deverão se inscrever pelo link <https://goo.gl/forms/S2MtMSXEBuFfIk6z1> até o dia 15 de novembro. O aluno da pós-graduação que comparecer em 75% das aulas e fizer um ensaio crítico de 8 a 10 páginas poderá ser avaliado com vista a obter um crédito na disciplina Tópicos em Comunicação. O aluno da graduação que comparecer em 75% das aulas poderá obter um crédito e certificado de curso de extensão.

O curso ocorrerá nos dias 19/11 (das 18h às 22h), 20/11 (das 18h às 22h) e 21/11 (das 8h às 12h).

 

curso-carlon