Fechar menu lateral

Professores do PPGCOM celebram a aprovação do curso de doutorado

 

professores

 

Na última sexta-feira, dia 5 de outubro, o PPGCOM/UFJF celebrou uma conquista que foi resultado de um esforço coletivo de professores, funcionários e alunos e que contou com o apoio fundamental da Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa: a aprovação do curso de Doutorado em Comunicação, anunciada pela CAPES. A notícia foi recebida com entusiasmo por toda a equipe, que se dedicou muito nos últimos dois anos para que o projeto encaminhado ao órgão recebesse uma avaliação positiva.

 

De acordo com a coordenadora do programa, Professora Gabriela Borges, essa já era a terceira tentativa do PPGCOM pela aprovação o doutorado e, para tanto, foram feitas reformulações no curso de Mestrado, atendendo às exigências da comissão avaliadora do projeto. “Enviamos o projeto em 2015 e recebemos um feedback com uma série de pontos a serem ajustados, então passamos 2016 e 2017 reestruturando o programa, mudando as linhas de pesquisa, melhorando a produção científica, alguns professores foram descredenciados e uma professora visitante com bastante experiência na área de Comunicação foi contratada afim de que pudéssemos ter uma estrutura que permitisse a implementação do curso de doutorado”.  A docente relata que, nesta última avaliação, além do curso ter sido aprovado, o projeto recebeu a nota 4, que é a mesma do programa de mestrado.

 

Durante o anúncio da aprovação feito através da página do Facebook do PPGCOM, a coordenadora Gabriela Borges comunicou que o processo seletivo para a primeira turma será realizado ainda neste ano de 2018.

 

Para marcar este momento tão importante para o PPGCOM, que já tem 10 anos de existência, conversamos com os professores e coletamos seus depoimentos sobre a aprovação do Doutorado e as perspectivas para os próximos anos. Confira

 

“A conquista do doutorado é como a chegada à idade adulta. Tivemos a infância de experimentos, a adolescência de crises, e chegamos à maioridade com todos os desafios que isso significa. Mas como é bom!  Agora, temos lastro para que o PPGCOM se consolide como centro de geração de conhecimentos e de formação de cidadãos que, além do pensamento crítico, vão ser capazes de inovar e transformar. Parabéns a todas e todos que têm participado dessa história! E que venham muitos outros se juntar a nós na construção deste lugar de referência no pensamento comunicacional brasileiro” (Professora Christina Ferraz Musse).

 

“Nesses tempos turbulentos que vivemos, a universidade pública precisa ser cada vez mais um esteio de reflexão e de ações capazes de melhorar a sociedade que nos sustenta. O doutorado é mais um importante passo na longa história da Facom e do PPGCOM nessa direção de compromisso acadêmico e social” (Paulo Roberto Figueira Leal).

 

“A aprovação do projeto de doutorado representa o sucesso da proposta de pesquisar os fenômenos contemporâneos relacionados às mudanças que estão marcando a sociedade midiatizada e suas novas formas de subjetivação, articuladas à necessária recuperação da memória no contexto de uma cultura digital extremamente mutante” (Professor Francisco José Paoliello Pimenta).

 

“O processo que agora culmina com a aprovação do doutorado mostra a maturidade acadêmica e científica do grupo de docentes e discentes.  É resultado do investimento coletivo na produção de conhecimento sobre o   campo da Comunicação ao longo dos anos – investimento pessoal e institucional da Universidade, da Faculdade e seus departamentos, com o apoio essencial do corpo técnico-administrativo. Trabalho em equipe que conduz sempre a bons resultados” (Professora Sonia Virgínia Moreira).

 

“Com a aprovação do doutorado a Facom pode oferecer o ciclo completo de formação na área de Comunicação, e consolidar-se como referência também na produção de conhecimento científico em alto nível. Essa é uma conquista coletiva, de docentes atualmente em atividade do PPGCOM, dos discentes, egressos, técnicos administrativos, e institucional da UFJF, por meio de seus gestores. É hora de celebrar a conquista que reafirma o lugar da universidade pública e gratuita como forma de transformação do mundo pela educação, de qualidade” (Professora Iluska Maria da Silva Coutinho).

 

“O doutorado é resultado do processo natural da evolução das pesquisas realizadas no PPGCOM que expande as reflexões no campo da comunicação. O doutorado vem reiterar a importância da universidade pública para espraiar e conectar os pensamentos em prol da sociedade” (Professora Soraya Maria Ferreira Vieira).    

 

“A aprovação do doutorado aponta para a consolidação da UFJF como mais um centro importante de produção de conhecimento. Com um número ainda reduzido de doutorados no Brasil, o PPGCOM da UFJF entra definitivamente para a lista das instituições que se tornam referências em estudos e pesquisas na área da Comunicação nas suas complexas e ricas interfaces sociais. Como professor da UFSJ que atuo no PPGCOM, destaco o papel da UFJF de ser uma universidade que agrega alunos de toda a região e certamente com o doutorado terá uma ampliação para outras regiões e Estados. Parabenizo a todos docentes discentes e funcionários que num trabalho coletivo consolidaram ao longo dos últimos anos o programa para obter um resultado tão positivo. Agora o desafio é justamente mostrar a importância da Universidade pública e dos investimentos em ciência e tecnologia” (Professor Luiz Ademir de Oliveira).

 

“A notícia não poderia ser melhor. A aprovação do projeto de Doutorado é uma importante conquista da Facom e do PPGCOM, resultado da trajetória de pesquisa percorrida de forma coletiva, ao longo dos últimos anos, com seriedade, muito trabalho e o apoio da UFJF. Conquista tão esperada que consolida o merecido lugar de referência nas reflexões sobre a Comunicação na atualidade. Parabéns ao PPGCOM e a todos (as), docentes, discentes e técnicos administrativos da Facom!” (Professora Claudia de Albuquerque Thomé).

 

“Doutorado é o passo necessário para a maturidade das pesquisas em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Dez anos após a implantação do Mestrado, é a oportunidade para PPGCOM se mostrar contemporâneo de seu tempo mediante: a identificação de temas emergentes no mundo digital; a prospecção quanto a seus efeitos e possíveis desdobramentos; e a proposição de intervenções adequadas aos casos específicos, ao ambiente geral das trocas e convivência das ideias, e, sobretudo, ao incentivo de experiências inovadoras” (Potiguara Mendes da Silveira Jr.). 

 

“É importante ressaltar neste momento o papel do doutorado para dar uma nova alavancada no programa. Esse doutorado que a gente vem perseguindo desde mais ou menos 2012, então já vão mais de cinco anos trabalhando nessa proposta. E destacando também que essa conquista vem quando celebramos 10 anos de PPGCOM, o que também é importante, já que temos uma trajetória bem consolidada hoje. Então eu acho que isso abre boas perspectivas para o futuro em termos de novas pesquisas, novos quadros, novos professores e uma possibilidade também de atender estudantes que concluíram o mestrado e têm interesse de fazer o doutorado e não conseguiram ainda. Um agradecimento especial a todos os alunos, ex-alunos, professores e funcionários, tanto do PPGCOM quanto da universidade e da Facom, que ajudaram em todo esse processo, e também à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa que sempre nos deu muito apoio” (Professor Carlos Pernisa Júnior).


“O doutorado é fruto de um empenho coletivo e de um incrível ambiente colaborativo. Empenho das coordenações do PPGCOM, do corpo docente, tanto dos que estão hoje no “elenco” quanto daqueles que deixaram suas contribuições. Afinal, essa conquista vem de um processo, compreendido por contínuas avaliações, reavaliações e aprendizagem. E de persistência. Vale lembrar também o esforço das direções, sempre presentes a lutar pela melhoria das condições de trabalho.  E, lógico, da produtividade dos alunos, tão dispostos a vestir a camisa, nas organizações dos eventos, nas participações de congressos e em grupos de estudo. Isso tudo contribui para criar uma cultura acadêmica, um clima de comprometimento tão ideal, que não haveria como não ser premiado…” (Professor Wedencley Alves Santana).