Prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para o XI Simpósio Nacional da ABCiber

Evento acontece na UFJF no mês de novembro

abciber

A Comissão Organizadora do XI Simpósio Nacional da ABCiber comunicou a prorrogação do prazo final para a submissão de trabalhos para o evento, que poderá ser feita até o dia 22 de outubro. O simpósio, que acontece nos dias 21, 22, 23, e 24 de novembro na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/ UFJF), terá 18 eixos temáticos relacionados à Comunicação, Artes, Tecnologia, Educação, entre outros. Em sua 11ª edição, o ABCiber vai discutir os “Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas no Ecossistema Digital”, visando articular uma reflexão teórica a partir diferentes fenômenos insurgentes na ambiência conectiva digital.

Durante os quatro dias, o simpósio contará com palestras, mesas de conferências, apresentações de trabalhos, momentos culturais e muito mais. Dentre os palestrantes já confirmados para o XI ABCiber estão a Prof.ª Dr.ª Lúcia Santaella (PUC-SP), uma das principais divulgadoras da semiótica e do pensamento de Charles Peirce no Brasil; Prof. Dr. Massimo de Felice (ECA/USP), que tem experiência nas áreas da Sociologia, Antropologia e Comunicação, e que, atualmente, vem estudando as redes complexas em três dimensões; e Prof. Dr Mario Carlón, docente  na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, que participará de uma mesa sobre os fluxos e linguagens emergentes no atual contexto digital. Além disso, participarão docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Educação da UFJF.

Temática do evento

Discutir os fenômenos do ecossistema conectivo digital é importante para compreender a complexidade do Comunicação no cenário contemporâneo e suas implicações na expansão das linguagens e nossos habitats nas mais diferentes áreas do conhecimento, com transformações significativas no nosso dia a dia, desde a política, a cultura ou a economia. Segundo a organizadora do evento, Prof.ª Dr.ª Soraya Ferreira (PPGCOM/UFJF), “nós estamos imersos em uma realidade conectiva e estamos pensando esse ecossistema digital. Hoje, nós estamos conectados por diferentes modos, então temos que entender em que tipo de sociedade estamos convivendo e qual é esse ecossistema que se apresenta”.

A mestranda Luiza Mello, orientada pela professora Soraya, defende a importância de se levantar essas questões. “Para a área acadêmica é importante um evento deste nível, de renome internacional, pela primeira vez em Minas Gerais, e que propõe uma discussão interdisciplinar, abrangendo pesquisas da área da Comunicação, Educação, Engenharia, TI, Arquitetura, Artes. Acredito que praticamente todos os cursos da UFJF podem se encaixar na temática do evento”.

Participação

O evento é aberto ao público em geral. A inscrição pode ser feita pelo site www.abciber.org.br/simposio2018/ até o dia 06 de novembro para autores de trabalhos e até o dia 18 de novembro para ouvintes. Lembrando que os resumos expandidos devem ser enviados até o dia 22 de outubro. Os valores variam de R$60 a R$ 260.  Alunos de graduação e pós-graduação da UFJF têm valor promocional para se inscreverem.

Serviço:

XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber)

Data: 21, 22, 23, e 24 de novembro

Local: Prédio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/ UFJF)

Website: www.abciber.org.br/simposio2018/

E-mail de contato institucional em caso de dúvidas: coordenacao.simposio@abciber.org.br

Contatos – Comissão organizadora:

Prof.ª Dr.ª Soraya Ferreira (Coordenadoria Geral) – 32 99948-8616

Liliane Oliveira (Secretaria) – 32 98432-9969