Fechar menu lateral

Ciclo de Estudos do NJA discute o telejornalismo local e regional no Brasil

Os participantes do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) se preparam para discutir, nesta quinta-feira, 28 de junho, a problemática que envolve o conteúdo produzido por emissoras regionais e locais, princípios editoriais e o que motiva os estudos em comunicação nessa área. O evento acontece na Sala de Demonstração do novo prédio da Faculdade de Comunicação da UFJF, às 17h. 

Na ultima edição do ciclo deste semestre, o pesquisador convidado é o Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG), José Tarcísio Oliveira Filho. Durante o ciclo, o pesquisador pretende falar um pouco sobre como o telejornalismo local e regional é configurado em outros países, como Europa, Portugal e Estados Unidos. Posteriormente, o foco passa para o cenário brasileiro. “Esse trajeto tem o objetivo de mostrar como precisamos ter cautela ao recorrer aos estudos estrangeiros que lidam com o jornalismo local e regional. Muitas vezes, os conceitos são empregados sem que haja contextualização ou adequação à realidade brasileira”, explica. 

Durante o estudo, José Tarcísio pretende detalhar ainda como emissoras locais e regionais de Minas Gerais lidam com questão da proximidade. Ele entende que o termo proximidade “é muito utilizado por pesquisadores brasileiros para descrever a mídia local e regional. No entanto, ainda não encontramos muitos estudos que se dedicam a sistematizar as diferentes formas em que a proximidade pode emergir num noticiário televisivo”.


O Ciclo de Estudos

O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” tem como objetivo principal ampliar o alcance de debates acerca de questões norteadoras do jornalismo e discutir o papel de cada profissional e pesquisador na promoção do pluralismo, da diversidade e da democratização da comunicação. Com a proposta de encontros quinzenais, o evento é gratuito e aberto a toda comunidade, que tem a oportunidade de participar de debates acerca dos desafios do jornalismo.

Nas edições anteriores, o Ciclo contou com a participação da jornalista e professora Ana Paula Goulart de Andrade, do doutor em Comunicação Jhonatan Mata e da jornalista e professora Kelly Scoralick, doutora pela UFRJ. Os convidados abordaram, respectivamente, as rotinas produtivas contemporâneas em TV, a contribuição do amador nas produções audiovisuais  e a inclusão de pessoas com deficiência nas narrativas audiovisuais.


Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA)

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) reúne docentes, estudantes e egressos da Facom e constitui-se como espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas. Os projetos desenvolvidos pelo grupo tem como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento, sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.

Desde 2009, a TV Pública tem sido um lugar privilegiado de análise, mas não exclusivo. Este ano, o Núcleo elegeu como foco um projeto integrado intitulado “Observatório de Mídia e Direitos Humanos”, para o qual vão convergir ações de pesquisa, extensão e treinamento profissional.

Integrado à Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR), o NJA tem ainda um projeto de atuação conjunta com o Coletivo Avenida Independência, que desenvolve, entre outros produtos, uma revista digital com foco na música independente.

Serviço 

Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual

Realização: Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) – FACOM UFJF

Data: 28/06/2018

Horário: 17h

Local: Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, bairro São Pedro)

Contato: https://www.facebook.com/narrativasaudiovisuais/

 

nja2