Fechar menu lateral

Pós-doutoranda do PPGCOM e professora da UFS fala sobre o ensaio no documentário contemporâneo no PPGCOM Discute

Na próxima quarta-feira, 20 de junho, será realizada mais uma edição do PPGCOM Discute. A convidada desta edição é a Profª Drª Maria Beatriz Colucci, docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no curso de Graduação em Cinema e Audiovisual e no Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais, e pós-doutoranda do PPGCOM. A discussão com a professora será sobre o ensaio no documentário contemporâneo, tema de sua pesquisa no pós-doutoramento. O evento acontece às 17h, no PPGCOM (3º andar do prédio novo da Facom).

Beatriz diz que a ideia é conversar com os alunos sobre a presença do documentário no audiovisual contemporâneo, cujas produções são marcadas seja por uma estética ou um modo de produção documental, e pelos hibridismos (intercepções com a ficção). Sua pesquisa no pós-doc trata das produções contemporâneas em língua portuguesa e, em especial, dos filmes-ensaio, obras marcadas pela presença do diretor como protagonista ou narrador de uma história relacionada às suas memórias pessoais. “São produções onde os cineastas falam de si, mas conseguem articular três dimensões: uma subjetividade que se faz e refaz através da experiência que é tornada pública e se transforma depois em pensamento, em reflexão”, resume.

A professora investiga os “filmes de busca”, aqueles em que os cineastas procuram reconstituir relações familiares e experiências vividas, além das produções que destacam “políticas de autorrepresentação”, geralmente filmes marcados por modos de produção mais coletivos e compartilhados. Em ambos os casos, os processos de produção são determinantes para o resultado, pois “essas obras sustentam sua narrativa no percurso e compartilham com o espectador seu processo de construção”, analisa. Beatriz pretende exibir trechos de alguns filmes estudados para gerar uma discussão coletiva sobre as tendências observadas e as escolhas do cineasta.

O evento é aberto a todo o público.

 ppgcom discute