Fechar menu lateral

Ciclo de Estudos debate a inclusão das pessoas com deficiência nas narrativas audiovisuais

Em sua terceira edição, o “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual”, organizado por pesquisadores, professores e alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF, convida a comunidade a lançar um olhar para o outro e discutir a inclusão de pessoas com deficiência nas narrativas audiovisuais. Com o tema “Jornalismo Acessível”, o debate será conduzido pela jornalista e doutora em Comunicação pela UFRJ, Kelly Scoralick. O evento, organizado pelo Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA), será realizado nesta quinta-feira, 24 de maio, às 16h, na Sala de Demonstração, no novo prédio da Facom.

Kelly Scoralick é especialista em Audiodescrição (2015) e Mídia e Deficiência pela UFJF (2004) e pesquisa sobre os temas audiodescrição, televisão, telejornalismo, comunicação para cidadania, inclusão e pessoas com deficiência. “Quando falamos sobre o audiovisual, há ainda desconhecimento de como abordar fontes/personagens com deficiência. A universidade não prepara os futuros jornalistas para o contato com essas fontes e nem mesmo para a abordagem no vídeo (posição do intérprete, por exemplo, no quadro)”, ressalta a jornalista.

A pesquisadora relembra, ainda, que em muitos momentos o jornalismo apresenta a temática de pessoas com deficiência envolta de preconceito e desconhecimento, além de fazer uso de termos pejorativos e já em desuso. “De que forma que o telejornal, meio de grande visibilidade e propagador de conhecimento para a maioria dos brasileiros, influencia no fortalecimento da cidadania desses sujeitos com deficiência?”, questiona.

Além de abordar como se dá a inclusão das pessoas com deficiência no telejornal, a pesquisa de Kelly também se volta para os mecanismos de acessibilidade que possibilitam o consumo das narrativas audiovisuais por essa parcela da população. “É importante pensar como produzir materiais audiovisuais que sejam acessíveis a todos. E lembrar que a ausência dos recursos de acessibilidade exclui as pessoas com deficiência visual e auditiva da cultura audiovisual”, afirma, lembrando que o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 23,9% dos brasileiros (quase 45 milhões de pessoas) possuem alguma deficiência.

 

O Ciclo de Estudos

 

O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” tem como objetivo principal ampliar o alcance de debates acerca de questões norteadoras do jornalismo e discutir o papel de cada profissional e pesquisador na promoção do pluralismo, da diversidade e da democratização da comunicação. Com a proposta de encontros quinzenais, o evento é gratuito e aberto a toda comunidade, que tem a oportunidade de participar de debates acerca dos desafios do jornalismo.

Nas edições anteriores, o Ciclo contou com a participação da jornalista e professora Ana Paula Goulart de Andrade e do doutor em Comunicação Jhonatan Mata, que abordaram, respectivamente, as rotinas produtivas contemporâneas em TV e a contribuição do amador nas produções audiovisuais.

 

Núcleo de Jornalismo e Audiovisual

 

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual reúne docentes, estudantes e egressos da Facom e constitui-se como espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas. Os projetos desenvolvidos pelo grupo tem como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento, sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.

Desde 2009, a TV Pública tem sido um lugar privilegiado de análise, mas não exclusivo. Este ano, o Núcleo elegeu como foco um projeto integrado intitulado “Observatório de Mídia e Direitos Humanos”, para o qual vão convergir ações de pesquisa, extensão e treinamento profissional.       

Integrado à Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR), o NJA tem ainda um projeto de atuação conjunta com o Coletivo Avenida Independência, que desenvolve, entre outros produtos, uma revista digital com foco na música independente.

 

Serviço

 

Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual

Realização: Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) – FACOM UFJF

Data: 24/05/2018

Horário: 16h

Local: Sala de Demonstração da Faculdade de Comunicação da UFJF (Rua José Lourenço Kelmer, s/n, bairro São Pedro)

Contato: https://www.facebook.com/narrativasaudiovisuais/

post_ciclo_estudos_assessibilidade (640x640) (440x440)