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Professor e filósofo italiano, especialista em Mídia e Educação, apresenta palestra sobre o Futuro da Rede

Nesta sexta, 18 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora recebem uma visita especial. O filósofo italiano Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão (UNICATT), na Itália, apresentará a palestra “O Futuro da Rede”, discursando sobre sua  vasta experiência na formação de profissionais aptos a lidar com a linguagem das novas mídias e o seu aproveitamento nas salas de aula. O evento acontece na sala 15 da Faculdade de Educação (Faced), a partir das 15 horas.

Rivotella já frequenta o Brasil há um tempo. Ele vem ao país para orientar pesquisas que tratam da relação entre jovens e internet do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde também dá aulas sobre Mídia e Educação. Além disso, acompanha pesquisas de mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) numa parceria com a profa. Monica Fantin, parceira da UFJF na Rede Alfamed (Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania). O filósofo e professor é considerado um dos pesquisadores europeus que mais têm produzido no campo da Comunicação e Educação, apresentando uma visão transdisciplinar envolvendo a Filosofia, Pedagogia, Sociologia, Comunicação e Didática.

Em entrevista para o portal da Revista Nova Escola, Rivotella defende que os meios de comunicação impulsionam a inovação no ensino. Para ele, a mudança da abordagem tradicional para o uso das novas mídias motiva um trabalho em grupo mais ativo, criativo e dinâmico, sendo que isso pode ser aplicado em todas as disciplinas. Contudo, o professor, acostumado a lidar com outros educadores, diz que percebe uma certa resistência cultural dos mesmos em aplicar a tecnologia no ensino. Para ele, os professores não são formados para lidar com as mídias mais inovadoras e, na maior parte dos casos, eles possuem um conhecimento técnico, mas não crítico.

Apesar de perceber essa resistência, Rivotella continua a fomentar o uso das novas mídias na Educação de modo a atender ao novo perfil dos jovens atualmente, os quais, segundo ele, possuem hoje uma disposição multitarefa. Desse modo, o filósofo acredita que educar para os meios de comunicação é educar para a cidadania. E essa educação inclui o papel do professor em direcionar o uso das mídias pelos alunos. Nesse sentido, entende ser fundamental que os cursos de graduação voltados à formação de professores definam objetivos e metodologias que auxiliem em um amplo entendimento dos meios, conhecimento da recepção e novos modos de avaliação dos alunos.

A abordagem apresentada por  Pier Cesare Rivoltella vai ao encontro dos estudos que têm sido desenvolvidos no Observatório da Qualidade no Audiovisual, sob a coordenação da Profª Drª Gabriela Borges, e também do Grupar (Grupo de Pesquisa “Aprendizagem em Rede”), coordenado pela Profª Drª. Adriana Bruno, do PPGE. A palestra do filósofo italiano é, portanto, uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências entre os discentes e docentes dos dois programas de pós-graduação, de modo a contribuir nas discussões sobre esse tema tão atual e relevante para as áreas da Comunicação e Educação.

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