Fechar menu lateral

Colóquio Interartes e Comunicação tem início hoje na Facom

coloquio (640x341)

Começa hoje o I Colóquio de Interartes e Comunicação, evento promovido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) e que discutirá a interdisciplinaridade da área, contando com a presença de especialistas para apresentar o diálogo e as interfaces criadas entre cinema, literatura, mídias digitais e comunicação. Alguns alunos do PPGCOM/UFJF, a maioria deles participantes dos grupos de pesquisa “Estética e Pensamento Cinematográfico”, “Narrativas e outras Textualidades” e “Conexões Expandidas” apresentarão suas pesquisas ao longo dos três dias de evento, de 14 a 16 de maio. O encontro  será realizado entre 13h30 e 20h, na Sala de Demonstração da Facom.

A coordenadora do curso de Rádio, Tv e Internet (RTVI), Erika Savernini, e a professora da Facom, Teresa Neves, são as responsáveis pela organização do evento. As docentes trabalham a fronteira interdisciplinar em seus respectivos grupos de pesquisa: “Estética e Pensamento Cinematográfico” e “Narrativas e outras Textualidades”. Já o grupo “Conexões expandidas”, orientado pela professora do PPGCOM, Soraya Ferreira, também compõe a programação.

O Colóquio une o trabalho dos três grupos de pesquisa. Erika conta que trabalhar a interdisciplinaridade é essencial na Comunicação enquanto ciência: “A pós-graduação da professora Teresa é na Letras; meu mestrado e doutorado são no Cinema. A professora Soraya trabalha com o campo das tecnologias digitais. Cada uma tem a sua linha de pesquisa, mas a gente estabelece diálogos.”

A ideia do evento surgiu com a intenção de trazer abordagens mais amplas para a Comunicação, aproximando-a das artes. “Com a entrada do curso de RTVI, eu queria fazer um evento com um perfil mais próximo do curso, mas o tema também conversa com o jornalismo porque, afinal, é tudo comunicação”, afirma Erika.

Na palestra de abertura, a professora da University of Texas, em Dallas (EUA), Christine Veras, abordará a relação da arte e da tecnologia, com enfoque nas animações. Além disso será lançado o livro “Estudos Literários-Visuais: abordagens de um projeto de extensão interdisciplinar”, que reúne textos de professores de diversas áreas sobre cinema.

Na terça-feira, 15, a palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wellington Júnio Costa, que falará sobre o processo de criação do poeta francês Jean Cocteau. Neste dia as mesas discutirão os temas “Toda realidade é fake” e “Memória, história e ficção”. Já no último dia, a palestra “Distopias Digitais” será realizada pelo professor da PUC-SP, Eugênio Trivinho, responsável pelo encerramento do evento.

Erika Savernini destaca que a oportunidade de trazer convidados é muito enriquecedora para os participantes do evento. “Com o auxílio financeiro da Capes e o apoio da Fapemig, conseguimos trazer pesquisadores de outras instituições e essa troca de experiências, que eventualmente se dá com profissionais de outras áreas, renova o pensamento”, conclui.

Devido ao espaço limitado, as inscrições já foram esgotadas. Contudo, em caso de desistências, novos credenciamentos poderão ser realizados após a primeira palestra do evento, às 15h desta segunda. Os credenciamentos serão realizados da seguinte forma:

De 13h às 13h30 – Credenciamento para quem se inscreveu previamente (confirmação de inscrição online)

14h30 às 15h – Última oportunidade de Credenciamento para confirmação da inscrição prévia online

15h às 15h30 – Novas Inscrições, no caso de desistências (ausência de inscritos/as no credenciamento de 13h ou 14h30)

A programação pode ser acessada aqui.

Fontes: UFJF  Notícias  e pagina do evento no Facebook

 

 

Confira a programação completa