Ciclo de Estudos do NJA discute a contribuição do amador nas produções telejornalísticas

Pela segunda vez, o “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” da Faculdade de Comunicação da UFJF propõe discussões sobre o telejornalismo e convida os amantes da televisão, universitários, pesquisadores, jornalistas e todos que se interessam pelo tema para debater a contribuição de cidadãos comuns às produções jornalísticas na televisão brasileira e vai trazer para debate o papel do amador no audiovisual.

O convidado pra esta rodada de conversa é o jornalista e pesquisador Jhonatan Mata, Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontece nesta quinta-feira, 10 de maio, às 16h, na Sala de Demonstração, no 2º andar do novo prédio da Faculdade de Comunicação.

Devido à importância da televisão na vida política, cultural e afetiva dos brasileiros, ressaltada pelo pesquisador, é importante a discussão das possibilidades de participação oferecidas pelos veículos de comunicação aos cidadãos. “Eu acredito que o jornalismo participativo não se resume a um mero fenômeno tecnológico, a partir do momento em que a gente tem essa interação entre jornalistas e usuários e uma possibilidade, ainda que restrita, desses não jornalistas atuarem como co-produtores, co-workers”, destaca Mata.

O pesquisador volta seu olhar à maneira como os não jornalistas contribuem na produção dos telejornais para além de debates e comentários pautados em produções audiovisuais de profissionais de mídia. “Será que essa participação do cidadão comum na narrativa do telejornal desestabiliza os atuais status do jornalismo e do jornalista? Quais são os níveis de abertura das próprias emissoras nessa participação popular efetiva em sua grade de programação? E quais são as contribuições que o amador oferta à tevê e que, em contrapartida, ele também recebe ao tecer essa relação híbrida de recirculação ou de retroalimentação com a televisão, com a mídia de massa?”, questiona.

Essas e outras questões relativas à participação do amador no audiovisual serão trazidas à tona com mais profundidade no segundo encontro do “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual”, que é aberto a todo o público.

Sobre o Ciclo de Estudos

O “Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual” é uma iniciativa do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFJF e tem como objetivo principal ampliar o alcance de debates acerca de questões norteadoras do jornalismo. A iniciativa se propõe, ainda, a discutir o papel de cada profissional e pesquisador na promoção do pluralismo, da diversidade e da democratização da comunicação.

Com a proposta de encontros quinzenais, o Ciclo de Estudos é gratuito e aberto a toda comunidade, que vai poder acompanhar os mais diversos debates sobre os desafios do jornalismo, trazidos à tona por profissionais e/ou pesquisadores da área.

Em sua primeira edição, realizada no dia 19 de abril, os 40 participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as rotinas produtivas contemporâneas em TV a partir das questões trazidas pela jornalista e professora Ana Paula Goulart de Andrade.

Núcleo de Jornalismo e Audiovisual

O Núcleo de Jornalismo e Audiovisual é um grupo que reúne docentes, estudantes e egressos da Facom e constitui-se como espaço de investigação, estudo, experimentação e análise de materiais audiovisuais e outras narrativas jornalísticas.

Os projetos desenvolvidos no âmbito do NJA tem como perspectiva central a busca pela democratização do conhecimento sobretudo por meio do jornalismo, do audiovisual e do exercício do direito à comunicação.

Desde 2009, a TV Pública tem sido um lugar privilegiado de análise, mas não exclusivo. Este ano, o Núcleo elegeu como foco um projeto integrado intitulado “Observatório de Mídia e Direitos Humanos”, para o qual vão convergir ações de pesquisa, extensão e treinamento profissional.

Integrado à Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (TELEJOR), o grupo tem ainda um projeto de atuação conjunta com o Coletivo Avenida Independência, que desenvolve, entre outros produtos, uma revista digital com foco na música independente.

Ciclo de Estudos em Jornalismo e Audiovisual

Realização: Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA) – FACOM UFJF
Data: 10/05/2018
Horário: 16h