Fechar menu lateral

Rede Obtel promove evento focado no ambiente da cultura participativa

Acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), no Auditório Paulo Emílio, o VI Encontro Obitel Brasil. O evento irá comemorar os 10 anos da Rede Obitel Brasil – Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva e tem como principal temática as práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. 

A crescente apropriação das chamadas mídias sociais interativas por parte do público de ficção televisiva e de seus produtores enseja novas configurações e problemáticas que a Rede de Pesquisa Obitel Brasil começou a mapear em 2014. A rede decidiu prosseguir com esta cartografia ao longo do biênio 2016-2017, entendendo ser indispensável compreender continuidades e rupturas nos contextos digitais e analógicos de práticas como o fandom, o colecionismo e a produção de conteúdos, dentre outros. Dada a importância do trabalho de campo com fãs, haters, curadores e outros produtores da chamada cultura participativa, a Rede Obitel Brasil realizou pesquisas tanto off-line quanto on-line utilizando uma grande variedade de métodos e técnicas. Dentre os tópicos de pesquisa contemplados, destaca-se as práticas de construção do fandom; práticas interacionais de fãs de telenovela; práticas interacionais de fãs de séries brasileiras; agenciamentos e ativismos; estratégias de mobilização; produção ficcional do fã (fanfic); tipos de fãs: o aca-fã; trabalho de curadoria; relações entre empresas e fãs produtores de conteúdo; apropriações do trabalho do fã (fan labor); formação do gosto; colecionismo; memória e identidade.

Os resultados desse projeto de pesquisa coletivo serão apresentados pelos 10 grupos da Rede no VI Encontro Obitel Brasil. O evento também traz o conferencista internacional Matt Hills, um dos maiores especialistas contemporâneos em cultura de fãs.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui. A programação completa pode ser encontrada neste link

Com informações da Rede Obtel