Fechar menu lateral

I PPGCOM Discute recebe o pesquisador Filipe Mostaro para debate sobre as relações entre comunicação, cultura e futebol

No dia primeiro de dezembro o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF recebe o pesquisador Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro para um bate papo sobre “Técnicos da seleção brasileira: as narrativas da “elite cultural” do futebol”. A primeira edição do PPGCOM Discute será realizada na sala de aula do programa de mestrado, com início às 14 horas. O I PPGCOM Discute é um evento que, através da informalidade de conversas, visa debater pesquisas, metodologias e temas variados que contribuam para a formação do saber. É gratuito e aberto ao público.

Filipe Mostaro é doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ e professor substituto do Departamento de Jornalismo da mesma universidade; é mestre pelo mesmo programa de pós-graduação e graduado em Comunicação Social pela UFJF com especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pelo Instituto de Gestão e Comunicação. É autor de GARRINCHA X PELÉ: influência da mídia na carreira de um jogador (2012) e IMPRENSA E FUTEBOL-ARTE: as narrativas da “nossa essência futebolística” (2017). Atualmente é coordenador adjunto do LEME (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte) e pesquisador do Grupo Esporte e Cultura da UERJ, pesquisando os seguintes temas: comunicação com ênfase em Rádio, TV, Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo, representações, narrativas midiáticas e identidade nacional.

A I edição do PPGCOM Discute será realizado sob a sistematização do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura, liderado pelo Professor Doutor Márcio de Oliveira Guerra. O grupo destina-se à pesquisa nas áreas da Comunicação e do Esporte, com ênfase ao futebol, buscando realizar uma integração entre o esporte e a mídia. A pesquisa procura entender o esporte como elemento cultural, que também tem ligações com o ambiente da Comunicação, por isso a escolha do pesquisador Filipe Mostaro. A mediação será do próprio Márcio Guerra, que atualmente pesquisa os afetos e as transformações da sociedade brasileira.

 

Equipe de Eventos

ppgcom_discute_post