Fechar menu lateral

PPGCOM promove o seu primeiro Colóquio de Pesquisa com convidados especiais

coloquio

Na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, acontece o I Colóquio de Pesquisa do PPGCOM, no auditório da Facom/UFJF. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre os grupos de pesquisa do programa, além de proporcionar um debate sobre temas latentes da Comunicação, contando com palestras ministradas por convidados especialistas em áreas diversas e oriundos de diferentes órgãos e instituições de ensino do país.

Ao longo dos três dias de evento, serão realizadas palestras, debates e apresentações dos grupos de pesquisa: Grupo Sensus; Narrativas e Textualidades Contemporâneas; Comunicação, Cidade, Memória e Cultura; Mídia e Literatura; Redes, ambientes imersivos e linguagens; Comunicação, Identidade e Cidadania, Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais e Laboratório de Mídia Digital. As apresentações contarão com a presença do docente representante e dos alunos que integram o grupo.

Cada dia contará com duas palestras, sendo uma ministrada no início da tarde e outra ao final. Dentre os convidados, estão: José Gomes Temporão, médico sanitarista e ex-ministro da saúde do governo Lula, Profa. Monica Rebeca (ESPM), Profa. Cristiane Finger (PUC-RS), Prof. Fred Góes (UFRJ), Prof. João Massarolo (UFSCAR) e Prof. Edson Dalmonte (UFBA). Para a coordenadora do PPGCOM, Gabriela Borges, a presença dos convidados no evento será muito rica porque promoverá o diálogo sobre as pesquisas dos grupos, além de permitir aos alunos o contato com pesquisas que estão sendo conduzidas em outras universidades e que apresentam pontos de contato com o que está sendo produzido no PPGCOM.

Ainda segundo Gabriela, a ideia de promover o I Colóquio de Pesquisa partiu da importância da apresentação anual dos trabalhos desenvolvidos nos grupos de pesquisa. “Anteriormente, este espaço era abrigado nas Jornadas Internas do PPGCOM, mas como este ano as jornadas foram realizadas em conjunto com o Erecom, resolvemos criar o Colóquio de Pesquisa para promover este encontro entre professores e alunos”, ressalta. Para a coordenadora e docente do programa, é também um novo formato, com o convite de interlocutores externos. “Esperamos que o colóquio seja bastante produtivo não apenas para os alunos e professores do mestrado, como também para toda a comunidade acadêmica, uma vez que contará com nomes importantes para a academia e a sociedade brasileira”, afirma.

O evento é aberto, gratuito e confere certificado para aqueles que participarem de 75% das atividades. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, dia 24/11 às 23h59, pelo link: https://goo.gl/HmhJY8.

Confira o caderno de resumos. 

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

José Gomes Temporão (ex-ministro da saúde)

Médico, Mestre em Saúde Pública e Doutor em Saúde Coletiva. Professor e pesquisador titular aposentado da Fundação Oswaldo Cruz, ex-ministro da saúde durante o governo Lula e ex-membro do Cancer Control Advisory Committee – World Health Organization. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: SUS, saúde coletiva, vacinas, medicamentos, saúde e desenvolvimento. É membro Titular da Academia Nacional de Medicina. 

Profa. Monica Rebecca Ferrari Nunes (ESPM)

Docente e pesquisadora e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM/ESPM-SP). Líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Comunicação e Consumo, MNEMON (Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq/PPGCOM/ESPM). Doutora em Comunicação e Semiótica com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris – França), e também na Université Paris VIII, Saint-Denis, França. Mestre em Comunicação e Semiótica, Bacharel em Língua e Literatura Portuguesas. Realizou duas pesquisas consecutivas, sobre Cenas e Teatralidades Juvenis voltadas à Cultura Pop/Geek. Autora de diversos trabalhos sobre a interface: lógicas e estratégias da produção midiática / processos de memória/ culturas do consumo e cenas contemporâneas.

Profa. Cristiane Finger (PUC-RS)

Doutora em Comunicação Social, atualmente é vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Diretora da Regional Sul – INTERCOM, Conselheira da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Coordenadora da Rede TELEJor – SBPJor, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV) e professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Cristiane também é membro permanente e integrante da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social- Famecos/PUCRS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, televisão expandida, telejornalismo, narrativas transmidiáticas, jornalismo e comunicação social.

Prof. Fred Goes (UFRJ)

Possui graduação em Português e Literaturas Brasileira), mestrado em Sistemas de Comunicação e doutorado em Teoria Literária. Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura brasileira, literatura brasileira, carnaval, música popular brasileira e teoria literária.

Prof. João Massarolo (UFSCAR)

Cineasta, Doutor em Cinema e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). É diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. Atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Prof. Edson Dalmonte (UFBA)

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professor adjunto da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: Webjornalismo, Contrato de comunicação, Teorias da comunicação, Análise do discurso e Comunicação e Ética. É organizador de Teoria e prática da crítica midiática (2013), co-organizador de Comunicação e pesquisa: região, mercado e sociedade digital (2007) e autor dos livros Mídia: fonte e palanque do pensamento culturalista de Gilberto Freyre (2009) e Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência (2009).

 

Confira a programação completa:

 

Segunda-feira (27/11)

14h – Mesa de Abertura
14h15 – 14h45 – José Gomes Temporão – médico sanitarista e ex-ministro da Saúde do governo Lula
14h45-15h15- Debate
15h15-16h00 – Grupo Sensus
16h30 – 17h – Profa. Monica Rebeca – ESPM
17h- 17h30 – Debate
17h30 – 18h15 – Narrativas e Textualidades Contemporâneas

Terça-feira (28/11)

14h – 14h30- Cristiane Finger – PUC-RS
14h30-15h- Debate
15h-15h45 – Grupo Comunicação, Cidade e Memória 
16h15 – 16h45 – Prof. Fred Goes – UFRJ
16h45 – 17h15 – Debate
17h15 – 18h – Grupo Mídia e Literatura

Quarta-feira (29/11)

14h – 14h30 – Prof. João Massarolo – UFSCAR
14h30-15h- Debate
15h-15h45 – Grupo Redes, ambientes imersivos e linguagens
16h15 – 16h45 – Prof. Edson Dalmonte – UFBA
16h45 – 17h15 – Debate
17h15 – 18h00 – Grupo Comunicação, Identidade e Cidadania e Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais e Laboratório de Mídia Digital.

Para mais informações, acesse o evento no Facebook aqui.