PPGCOM e Facom/UFJF recebem evento internacional que discute Literacia Midiática

cicom

A partir da próxima segunda-feira, 23 de outubro, a Faculdade de Comunicação (Facom/UFJF) vai sediar o II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas, organizado pelo PPGCOM/UFJF e pelo Observatório da Qualidade no Audiovisual. É a primeira vez que o PPGCOM recebe um evento desse porte, reunindo professores e estudantes de vários países da América Latina e Europa para discutir um tema latente na sociedade: a importância em fomentar e desenvolver o campo de estudos da literacia midiática, que discute as novas formas de produção, interação e consumo de conteúdos midiáticos e seus impactos nos processos de formação dos cidadãos.

O evento, que ocorre de 23 a 25 de outubro, vai contar com conferências, mesas redondas, sessões temáticas (com apresentação de trabalhos de doutorandos e doutores), sessões de pôsteres (com a apresentação de pesquisas de mestrandos e graduandos) e apresentação de grupos de pesquisa. O objetivo é promover discussões sobre as Competências Midiáticas e os resultados encontrados no projeto conjunto que está sendo desenvolvido pela Rede Alfamed, que conta com estudiosos das áreas de Comunicação e Educação.

A primeira edição do congresso foi realizada na Universidade de Cali, na Colômbia, em setembro do ano passado, contando com a presença dos coordenadores da Rede Alfamed do Brasil, Portugal, Espanha, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. De acordo com a coordenadora do PPGCOM/UFJF e da Organização do evento deste ano, Gabriela Borges, a expectativa para esta segunda edição é fortalecer os laços da rede, apresentar os primeiros resultados da pesquisa interinstitucional e traçar estratégias para o próximo ano.

Dentre os palestrantes do exterior que participarão do congresso estão José Ignácio Aguaded (Universidade de Huelva/Espanha), Yamile Sandoval Romero (Diretora da Colômbia Signal and Media Analyst na Comissão Nacional de Televisão), Maria Tereza Quiroz (Universidade de Lima / Peru) e Armanda Matos (Universidade de Coimbra / Portugal), entre outros nomes de destaque.

Ao longo do evento, serão transmitidas em TVs nos corredores da faculdade as coberturas e entrevistas realizadas pelos alunos da Facom/UFJF, do Grupo de Pesquisa do PPGCOM Observatório da Qualidade no Audiovisual e da equipe de Comunicação do PPGCOM.

A comissão organizadora do congresso é composta pelas professoras do PPGCOM/UFJF, Gabriela Borges, Soraya Ferreira, Teresa Neves, Erika Savernini, Iluska Coutinho e também pela vice-diretora da Facom/UFJF, Marise Mendes.

Para conhecer todos os palestrantes clique aqui.
Para acessar a programação completa do evento clique aqui.
Os resumos dos trabalhos podem ser acessados neste link.

Mais informações no site oficial do evento: http://cicom.observatoriodoaudiovisual.com.br