Processo Seletivo 2018 – Divulgação da bibliografia para prova escrita

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação traz a público a bibliografia a ser utilizada como referência para a prova escrita, etapa eliminatória do Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Comunicação – Turma 2018.

Cabe ressaltar que as indicações estão de acordo com a redefinição das linhas presente no novo Regimento Interno e que já valerá para os discentes aprovados no Processo Seletivo deste ano.  O candidato deverá tomar como referências de leitura os livros indicados para a área de concentração e da linha escolhida por ele.

Dessa maneira, a bibliografia de referência será:

a) Da área de concentração:

• MCLUHAN, Marshal. Os Meios de Comunicação Como Extensões do Homem. São Paulo: Ed. Cultrix, 1969.

b) Linha “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”:

• HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2004.

• JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREENE, Joshua E.. Cultura da Conexão: Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Ed. Aleph, 2014.

• VALVERDE, Monclar. Pequena estética da comunicação, Curitiba: Ed. Arcádia, 2017.

c) Linha “Mídias e Processos Sociais”:

• BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2007.

• WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

• THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes,  1998.

Obs.: Os livros estão disponíveis para cópia no Xerox da Faculdade de Serviço Social.

Att,
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/UFJF