Fechar menu lateral

PPGCOM/UFJF será dividido em duas linhas de pesquisa a partir de 2018

A partir do próximo ano, 2018, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM/UFJF) será dividido em duas linhas de pesquisa: “Mídias e Processos Sociais” e “Competência Midiática, Estética e Temporalidade”.

A mudança, das três linhas atuais para duas, está contemplada no novo Regimento, o qual será divulgado em breve e que passará a vigorar para as turmas que ingressarem a partir de 2018. Vale salientar que os projetos de pesquisa a serem entregues para avaliação como parte do Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Comunicação – Turma 2018, já deverão estar adequados às novas linhas, detalhadas a seguir:

 

Competência Midiática, Estética e Temporalidade

Para esta linha de pesquisa, a comunicação ocorre, hoje, num ambiente em acelerada transformação, inserido no processo histórico dos meios e de suas formas de apreensão teórica e sensível.  O estudo sobre as competências cognitivas, emocionais, estéticas e midiáticas busca: entender a atual ampliação da cultura digital inserida em sua base histórica; mapear as relações sociais, suas reconfigurações, suas diferentes formas de produção e interação midiática; e avaliar seus impactos na produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, incluindo os jornalísticos e artísticos.  

O estudo sobre a temporalidade no contexto do uso intensivo das mídias trata dos vestígios de memória, dos arquivos documentais e das narrativas orais: as escritas de si; a mídia e os processos de rememoração; o excesso de memória e a amnésia; as recomposições e dissoluções de fronteiras, os deslocamentos e hibridizações a partir de narrativas em processo de mutação, as territorialidades flexíveis, móveis e superpostas nas produções midiáticas;  e das memórias analógica, digital e em rede que se hibridizam.

  • Professores permanentes: Prof.ª Dr.ª Gabriela Borges Martins Caravela, Prof. Dr. Francisco José Paoliello Pimenta, Prof. Dr. Potiguara Mendes da Silveira Jr., Prof.ª Dr.ª Soraya Maria Ferreira Vieira, Prof.ª Dr.ª Christina Ferraz Musse, Prof.ª Dr.ª Cláudia de Albuquerque Thomé, Prof. Dr. Álvaro
  • João Magalhães de Queiroz.
  • Colaboradoras: Prof.ª Dr.ª Teresa Cristina da Costa Neves e Prof.ª Dr.ª Érika Savernini Lopes.

 

Mídias e Processos Sociais

A sociedade contemporânea é cada vez mais caracterizada por fenômenos de centralidade comunicacional e de midiatização. A compreensão de processos sociais – entendidos, conforme Norbert Elias, como transformações amplas, contínuas e de ampla duração no mundo simbólico das civilizações –, requer a percepção das relações do campo comunicacional com outros saberes. Perscrutar as interfaces entre a comunicação, nesta sociedade midiatizada, e processos culturais, políticos, econômicos e de construção de mecanismos de (auto)representação e de subjetivação (tendo como base pesquisas que dialoguem com esses outros campos, mas que reafirmem a natureza comunicacional dos questionamentos) configura agenda central para o apontamento das relações existentes entre a dimensão simbólica e a configuração da vida social.

  • Professores permanentes: Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal, Prof.ª Dr.ª Iluska Maria da Silva Coutinho, Prof. Dr. Wedencley Alves Santana, Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira, Prof. Dr. Carlos Pernisa Júnior
  • Colaborador: Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra
  • Visitante: Prof.ª Dr.ª Aline Andrade Pereira