Fechar menu lateral

Alunos, ex-alunos e professores do PPGCOM/UFJF marcam presença na COMPÓS 2017

Na última semana, entre os dias 6 e 9 de junho, alunos e pesquisadores do PPGCOM marcaram presença no 26º Encontro Nacional da COMPÓS, que aconteceu na cidade de São Paulo.

O  professor Potiguara Mendes da Silveira, em coautoria com a aluna Camille Balestieri trouxe para o evento o trabalho “Comunicação TRANS teoria, gênero e psicanálise, que descreve o conceito de “revirão” (fluxo contínuo de reversões e viravoltas da vida mental e social) como base da teoria psicanalítica da comunicação denominada Transformática; e toma o quadro A Transfiguração, de Rafael, como exemplar de um estilo Trans, um estilo Maneiro.

A ex-aluna do PPGCOM, Fernanda Nalon Sanglard, apresentou o trabalho Intitulado “Comissão Nacional da Verdade: uma política de memória e (também) de comunicação”, que teve por proposta refletir sobre a função comunicacional das comissões da verdade e, em especial, da Comissão Nacional da Verdade (CNV) criada no Brasil. Instituída em 2012 – com atuação até 2014 – com o objetivo de investigar as violações de direitos cometidas entre 1946 e 1988, período que compreende a ditadura militar (1964-1985).

 A também ex-aluna do PPGCOM, em coautoria com Leticia Cantarela Matheus, apresentou o trabalho “Memória e Narrativa na Fanpage “Maria Do Resguardo”, que propôs analisar as interações em torno de uma postagem da fanpage do Facebook “Maria do Resguardo”, que publica fotografias antigas da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, tendo como foco o desenvolvimento de novas competências narrativas no ambiente da cibercultura, a partir da produção de memória sobre a cidade.

Por fim, a coordenadora do PPGCOM/UFJF e professora, Gabriela Borges, foi coordenadora do GT “Estudos De Televisão”, enquanto o professor Francisco Pimenta foi vice coordenador do GT “Epistemologia da comunicação”.

 

Professora Christina Musse lança livro na Compós 2017

Juntamente com Herom Vargas e Marcos Nicolau, a professora e vice coordenadora do PPGCOM, Christina Musse, lançou o livro intitulado Comunicação, Mídias e Temporalidades, lançado pela editora EDUBA/Compós na COMPÓS 2017. A edição desse livro propõe repensar as mudanças e tensões da cultura midiática contemporânea, quando experimentamos mediações que reorganizam o real e o virtual, um em função do outro, para daí surgirem novas formas de tratar o tempo e as temporalidades, novos entendimentos conceituais e distintas articulações comunicacionais.

Os artigos propõem discussões em torno dessas mudanças mais recentes, sem esquecer os processos históricos que lhes deram corpo, à luz de conceitos de tempo e das maneiras como ele é construído nos processos midiáticos. Para download do livro acesse o link http://www.compos.org.br/data/Comunicacao_Midias_e_Temporalidades.pdf

 

musse

Comissão da COMPÓS elege 3 novos membros para a diretoria do biênio 2017/2019

Na última Reunião Ordinária do Conselho Geral da COMPÓS, que ocorreu dia 9 de junho, na Faculdade Cásper Líbero, uma nova diretoria para o biênio 2017-2019 foi estabelecida. Foram eleitos o professor adjunto do Departamento de Estudos Culturais e Mídia do IACS/UFF Marco Roxo para presidente, a professora da UFPE Isaltina Gomes para vice-presidente e a professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing Gisela Castro para Secretária Geral.