UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mirian Tavares ministra minicurso de Literacia Fílmica no PPGCOM

Data: 9 de maio de 2017

Nos dias 16, 17 e 18 de maio, acontece no PPGCOM o minicurso “Literacia Fílmica”, ministrado por Mirian Tavares, professora associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Portugal). O minicurso será realizado no período da manhã, na sala de aula do PPGCOM/UFJF, de 10h as 12h. O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens (GPral).

Ao longo dos dois dias de discussão, Mirian irá abordar questões relacionadas ao papel do cinema na construção do imaginário ocidental, analisando como a linguagem do cinema assume um papel vital nos processos de evolução comunicativa e educacional, como veículo de comunicação e educação coletiva. Também serão avaliadas a riqueza e a diversidade da linguagem, técnica e tecnologias do cinema enquanto fatores de alfabetização autêntica, uma vez que, na visão da professora, “o cinema assume um papel absolutamente inquestionável em qualquer sociedade que se denomine sociedade do conhecimento e da informação”.

 

Sobre a professora

Mirian tem formação em Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais, com doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A professora é também coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), diretora do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve e subdiretora do Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade Aberta e da Universidade do Algarve.

Com grande conhecimento em cinema africano de língua portuguesa (objeto de seus estudos e investigações), a pesquisadora foi responsável pela criação de vários cursos de Licenciaturas, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos na área de Artes, Literatura e Cinema, integrando também várias associações profissionais / científicas, como a Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual); a SOPCOM (Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação); o NUCA (Núcleo de Comunicação e Arte, onde é também investigadora); e o GIIACT (Grupo Internacional de Investigación de Análisis Cinematográfico y Televisivo).

O minicurso é gratuito e poderá ser convertido em um (1) crédito caso o aluno apresente um artigo após sua conclusão. Para realizar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário disponível neste link.

Compartilhe:

    Programa de Pós-Graduação em Comunicação