Fechar menu lateral

I Jornada Mídia e Literatura recebe Luiz Ruffato em seu primeiro dia

Está acontecendo no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação da UFJF, a I Jornada de Mídia e Literatura, um evento do grupo de pesquisa Mídia e Literatura, vinculado ao PPGCOM/UFJF. A jornada recebeu hoje pela manhã para participar de mesas e palestrar o escritor Luiz Ruffato, que falou sobre suas obras literárias, seu processo de produção e seu contato com o jornalismo e com as crônicas.

Além disso, Ruffato comentou sobre como se sente ao ser objeto de pesquisa de diversos trabalhos acadêmicos no campo da Comunicação e da Letras, no Brasil e no exterior: “Essas apreensões, essas leituras que são feitas dos meus livros na academia, elas acabam enriquecendo muito. Eu sempre acompanho essas pesquisas e, de alguma maneira, elas me proporcionaram uma reflexão do meu trabalho, que eu próprio não tinha observado por aquele viés”, completa.

Um dos trabalhos que pesquisam uma parte da obra de Ruffato é da mestranda em Comunicação Michele Pereira. Em seu trabalho, ela analisa as crônicas do autor no jornal El País.  A estudante, que debateu com o escritor durante o evento, acredita que sua pesquisa ganha porque durante a escrita da dissertação muitas dúvidas surgem e, o autor, de alguma maneira, ajuda a resolver questões da pesquisa: “Em geral as pessoas pesquisam autores e situações com certo distanciamento temporal. Neste aspecto, me beneficio por poder  e me aproximar de meu objeto de pesquisa”. 

 Cláudia Thomé, líder do grupo, o evento contribui para divulgar as pesquisas  do grupo para a comunidade externa, além de permitir que os alunos e pesquisadores falem de seus próprios trabalhos “porque isso amadurece e nos obriga a organizar os dados”, explica. O evento também permite que se firme parceiras com outras instituições e faculdades, como Universidade Estácio de Sá do Rio, a Unisc, de Santa Cruz do Sul, e as faculdades de letras da UFRJ e UFJF.

O evento continua amanhã, com palestras e grupos de trabalho. A programação completa você confere aqui.