PPGCOM UFJF oferece treinamento aos alunos sobre acesso ao Portal Periódicos Capes

O PPGCOM UFJF, em conjunto com a Biblioteca da Universidade, ofereceu nessa quarta-feira um treinamento para seus alunos, na intenção de ajudá-los a ter um acesso mais fácil e rápido a textos acadêmicos através do Portal de Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) .

O Portal é uma base de dados virtual que reúne e disponibiliza para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil um acervo de artigos científicos, livros, periódicos e outros textos que podem auxiliar no trabalho de pesquisadores e estudantes. Segundo a Capes, o acervo possui mais de 37 mil títulos com texto completo, 128 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Para a professora do Programa, Dra. Érica Saverini “Esse treinamento do periódico Capes auxilia muito na pesquisa. É uma base de dados muito importante e os alunos vão ter dicas, não só de como acessar, porque o acesso está restrito as comunidades acadêmicas, mas também de como achar e aproveitar melhor essa base de dados, e outras, que a universidade disponibiliza.

Segundo Lívia Ferreira, bibliotecária e ministrante do curso, a plataforma oferece centralização e a facilidade no acessos desses documentos. “O portal da capes é um portal que é gratuito para as universidades federais, então toda a Universidade Federal tem acesso gratuito a esse portal de acesso de dados, periódicos, livros, teses e dissertações, todo tipo de documento que é custeado pelo governo”. Lívia ainda ressalta que a maior parte desse acervo é composto de documentos que não estão disponíveis na internet livremente, já que possuem acesso pago.

Para Valéria Fabri, aluna do primeiro ano do mestrado,  o treinamento foi bom e explicativo: “Acho que vai facilitar o processo de levantamento bibliográfico. É bem interessante ter todos esses arquivos disponíveis e ainda ter um curso para auxiliar os alunos nessa etapa da pesquisa”, completa.

IMG_20170329_171225

IMG_20170329_171148