Grupo de Pesquisa Comcime promove III Seminário, com o tema “Narrativas e memória: olhares na contemporaneidade”

Acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação, no Campus da UFJF, o III Seminário Comcime, com o tema “Narrativas e memória: olhares na contemporaneidade”. O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF.

O Seminário tem como objetivo principal discutir as narrativas construídas a partir da mobilização dos sentidos da memória na contemporaneidade, tendo como premissa as mediações culturais no mundo globalizado e a midiatização da esfera pública. A programação conta com as palestras da fundadora do Museu da Pessoa e mestre Karen Worcman, no dia 28 de novembro, às 14 horas; e da doutora e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Letícia Matheus, no dia 29, também às 14 horas.

A professora Christina Musse, líder do grupo de pesquisa, considera o evento importante, pois marca o terceiro seminário organizado pelo Comcime e traz duas palestrantes que irão abordar temáticas que hoje são relevantes para discussões do grupo de pesquisa e de Comunicação. “No caso da Karen Worcman é a discussão sobre as narrativas do eu. Ela trabalha com depoimentos, de pessoas que podem ser desde o presidente da república até uma pessoa totalmente anônima. E a Letícia Matheus vem mostrar como a imprensa do subúrbio do Rio de Janeiro – que é muito pouco conhecida, muito pouco falada – foi criando essa noção de subúrbio, que passou a ser incorporada pelo próprio subúrbio e na maneira como as pessoas veem aquele espaço”.

EMENTAS:

A memória nas narrativas em primeira pessoa

Ms. Karen Worcman (Museu da Pessoa/São Paulo)

Historiadora com pós-graduação em Linguística, Karen Worcman criou o Museu da Pessoa, instituição pioneira que se dedica, há 24 anos, a transformar histórias de vida em informação para promover conhecimento na sociedade. O projeto é conhecido nacional e internacionalmente por reunir histórias de vida em um acervo virtual e colaborativo, que conta atualmente com mais de 17 mil depoimentos anônimos, 60 mil fotos e documentos e 25 mil horas de gravação em vídeo.

Jornais suburbanos e imaginação histórica

Profª Drª Letícia Matheus (UERJ/Rio de Janeiro)

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma universidade, onde desenvolve o projeto Imaginação Histórica e Jornalismo nos Subúrbios. Na palestra, a professora apresenta a experiência de nove periódicos produzidos nos subúrbios do Rio de Janeiro e que circularam entre os anos 1900 e 1920, mostrando a contribuição desses jornais no exercício de uma imaginação histórica sobre a cidade e na definição de um conceito carioca de subúrbio, atualizado permanentemente por processos de memória.