Fechar menu lateral

Observatório da Qualidade no Audiovisual promove II Simpósio de Literacia Midiática

Acontece nos dias 31 de outubro e 1° de novembro na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, o II Simpósio de Literacia Midiática. O evento é organizado pelo projeto de pesquisa Observatório da Qualidade no Audiovisual, sob a liderança da professora e coordenadora do PPGcom,  Dra. Gabriela Borges.

O evento irá discutir a produção audiovisual fora do circuito comercial com representantes da sociedade civil, acadêmicos e profissionais que pensam novas formas de expressão e, de certa forma, promovem o desenvolvimento das competências midiáticas dos cidadãos. Seu objetivo é promover a discussão da democratização e regularização da mídia, além de ser um espaço para que alunos e interessados conheçam mais sobre essas mídias independentes.

A programação inclui palestras e mesas de debate com convidados como os coletivos Mídia NINJA, Jornalistas Livres e Intervozes; o apresentador do programa Ver TV, Lalo Leal; a profª da UFRJ e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes e representantes da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas, a Rede Alfamed.

Através do estímulo ao debate de ideias, o Simpósio tem como conceito principal discutir a “Literacia Midiática”, que está relacionada com os processos de produção e consumo de mensagens midiáticas na sociedade digital e pretende promover tanto a leitura crítica das mídias quanto a capacitação para a produção criativa de qualquer mensagem midiática.  

A coordenadora do PPGcom, Gabriela Borges, acredita que o evento é de grande interesse para os alunos da pós-graduação: “O tema da Literacia midiática é um dos conceitos chaves que a linha de pesquisa ‘Estética, redes e linguagens’ vêm trabalhando. Esse estudo acaba sendo muito importante tanto para a linha, quanto para nossos projetos, já que temos vários alunos do PPGcom trabalhando nesse campo.”

O Simpósio integra a V Global MIL Week, que é uma iniciativa da Unesco que acontece entre 31 de outubro e 06 de novembro em diversos países para promover a mídia-educação. O encontro tem como objetivo conhecer e partilhar as últimas pesquisas, projetos, novas ideias, informações e educação para as diversas mídias

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Confira a programação completa abaixo:

14900326_672679586230374_6206469341424815510_n