TELENOVELA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS; CULTURA E NACIONALISMO

Disciplina: TELENOVELA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS; CULTURA E NACIONALISMO

Docente responsável: DRA. MARIA CRISTINA BRANDAO DE FARIA

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: A Telenovela e sua implantação como gênero de massa na sociedade brasileira. A origem e definição do formato. Telenovelas como representações identitárias e culturais da Nação. A relação telenovela/telespectador- competências do gênero e sua empatia com as audiências. Realismo emocional e realidade cotidiana. Dramaturgia de televisão: estudos da narrativa teledramatúrgica e desafios do embrião da autoria versus as leis do mercado consumidor. Produção de ficcão televisual no âmbito da América Latina e países do OBITEL – Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva. O gênero e sua interculturalidade.

Bibliografia: ANDRADE, Roberta Manoela Barros de.O fascínio de Scherazade- Os usos sociais da telenovela. São Paulo: Annablume,2003. ANG,Ien. Living room wars: rethinking media audiences for a postmodern world. London,Routledge,1996. ALENCAR, Mauro. A Hollywood brasileira: panorama da telenovela no Brasil. Rio de Janeiro: Senac, 2002. BHABHA, Homi.K, O local da Cultura, Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2003 BRANDÃO, Cristina O Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro- o teleteatro e suas múltiplas faces. UFJF/Opcom.2005 BUCCI, Eugênio. (org.) A TV aos 50 – Criticando a televisão brasileira em seu cinqüentenário.São Paulo: Perseu Abrammo 2000. BUONANNO.M. Leggere La fiction.Napoli.Luguori.1996. _______El drama televisivo, Barcelona , Gedisa, 1999. CAMPEDELLI, Samira Youssef. A telenovela. São Paulo: Ática, 1985.CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos:conflitos multiculturais n globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. COSTA, Cristiane. Eu compro essa mulher.Romance e Consumo nas telenovelas brasileiras. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2000. FERREIRA, Mauro.Nossa Senhora das Oito. Janete Clair e a evolução da telenovela no Brasil.Rio de Janeiro, Mauad.2003 FIGUEIREDO, Ana Maria. Teledramaturgia brasileira: arte ou espetáculo? São Paulo: Paulus, 2003. HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,2001. _____Da Diáspora :identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, Brasília: UNESCO no Brasil, 2003 HAMBURGER, Esther. O Brasil Antenado. A Sociedade da Novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005 LEAL, Ondina Fachel. A leitura social da telenovela das oito. Petrópolis: Vozes, 1986. LOPES, Maria Imamacolata Vassallo, BORELLI, Sílvia Helena Simões , RESENDE, Vera da Rocha. Vivendo com a telenovela- mediações, recepção teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002. ______e GOMÉZ, Orozco Guillermo (orgs)A ficção televisiva em países latino-americanos: narrativas, formatos e publicidade. Observatório Ibero-americano de ficção televisiva. São Paulo, Globo, 2009. MARTÍN-BARBERO, J. Martin; REY, German. Os exercícios do ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac,2001 ________ Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro. UFRJ,1997. MAZZIOTTI, Nora. Soy como de La família. Buenos Aires, Editorial Sudamerica,1993. MELO, José Marques de. As telenovelas da Globo: produção e exportação. São Paulo: Summus, 1988. MEYER, Marlise. Folhetim. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996. MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e realidade: a construção do cotidiano na telenovela. São Paulo: Alexa Cultural, Comunicação & Cultura _ Ficção Televisiva, 2003. NOGUEIRA, Lisandro. O autor na televisão. Goiânia: Ed. Da UFG; São Paulo: Edusp, 2002. ORTIZ, Renato; BORELLI, Sílvia Helena S.; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989. PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998. RAMOS, Roberto. Grã-finos na Globo: cultura e merchandising na novelas. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1982. SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala.Função e Linguagem da televisão no Brasil..Petrópolis, Vozes, 1984. TÁVOLA, Artur da. A telenovela brasileira – história, análise e conteúdo.São Paulo: Globo,1996. TODOROV,Tzvetan. O Homem Desenraizado.Rio de Janeiro: Record, 1999. TRINTA, Aluizio Ramos.O direito de nascer e Renascer.Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes, Rio de Janeiro. UFRJ, 1995. VERON, Eliseo, CHAUVEL, Lucrecia Escudero. Telenovela Ficcíon Popular y Mutaciones Culturales( comps)Barcelona,Editorial Gedisa,1997.