CULTURA, NARRATIVAS E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Docente responsável: DRA. CHRISTINA FERRAZ MUSSE

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Relações entre comunicação, cultura e narrativas. A questão das narrativas e dos discursos midiáticos e os processos de produção de sentido, por meio e em diálogo com a mídia, na contemporaneidade. A complexidade dos sistemas de comunicação e das formas de mediação e interação na sociedade civil, com enfoque para as práticas culturais, e atores sociais envolvidos. Análise das mensagens midiáticas e dos processos a elas associados, em narrativas ficcionais e jornalísticas. Estudo da alteridade, memória, linguagens, interação, espacialidade e temporalidade. A disciplina proposta tem a proposta de apresentar aos discentes os principais autores e referências na Linha de pesquisa de mesmo nome: Cultura, Narrativas e Produção de Sentido. Além da abordagem dos conceitos chave e das referências teóricas consolidadas, no campo da Comunicação e em áreas com as quais esse estabelece interface, apresentará as pesquisas desenvolvidas no programa, com destaque para o aprofundamento reflexivo. Em linhas gerais, essa disciplina, de caráter obrigatório, terá importância no que refere-se ao investimento para que a aderência dos projetos de discentes à linha seja concretizada em termos teórico-metodológicos, contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento na área, e do Programa, em particular.

Bibliografia: BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 2003. ____________________. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras escolhidas; v.1). Tradução: Sérgio Paulo Roaunet. São Paulo: Brasiliense, 1985. BRUNER, Jerome. Atos de significação. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória – arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. RIBEIRO, Ana Paula Goulart & SACRAMENTO, Igor (orgs). Mikhail Bakhtin: Linguagem, Cultura e Mídia. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal – aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. SARLO, Beatriz. Tempo passado – cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia. das Letras; Belo Horizonte: UFMG. 2000. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1970. Complementar COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do telejornalismo brasileiro: a estrutura narrativa da informação em rede nas emissoras de Juiz de Fora-MG. Rio de Janeiro: Maud-X, 2013. FREIRE FILHO, João (org.). A TV em transição. Porto Alegre: Sulina, 2009. JOST, François. Seis lições sobre a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004. LOPES, Maria Imamacolata Vassallo, BORELLI, Sílvia Helena Simões , RESENDE, Vera da Rocha.Vivendo com a telenovela- mediações, recepção, teleficionalidade.São Paulo: Summus, 2002 MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2001. MUSSE, Christina Ferraz. Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre os anos 60/70 em Juiz de Fora. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa, 2008. MUSSE, Christina Ferraz & RODRIGUES, Cristiano José. Memórias possíveis: personagens da televisão em Juiz de Fora. São Paulo: Nankin; Juiz de Fora: Funalfa. 2012. PERNISA JÚNIOR, Carlos (org.) Vertov: o homem e sua câmera. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. PERNISA JÚNIOR; FURTADO, Fernando Fábio Fiorese; ALVARENGA, Nilson Assunção. Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008. PERNISA JÚNIOR, Carlos & ALVES, Wedencley. Comunicação digital: jornalismo, narrativas e estética. Rio de Janeiro: Mauad X, 2010. RIBEIRO, Ana Paula Goulart & FERREIRA, Lúcia Maria Alves (orgs.). Mídia e memória – a produção de sentidos nos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. WOLTON, Dominique. Elogio do grande público – uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.