Fechar menu lateral

COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS

Disciplina: COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS

Docente responsável: DR. MARCIO DE OLIVEIRA GUERRA

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Estudo sobre como a comunicação contribuiu para que as manifestações populares como o futebol e o carnaval se constituísse, como identidade cultural do brasileiro. As diversas formas como essas manifestações foram usadas para que esses eventos se tornassem referência na identificação do povo e como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para como os meios de comunicação reforçaram essas características. Como esses eventos contribuíram para a linguagem da mídia audiovisual. As formas de narrativa originadas por essa experiência com a cultura brasileira

 

Bibliografia: BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. CANDIDO, A. Prefácio. In: HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. COSTA, M. R.; FLORENZANO, J. P.; QUINTINO; E.; CARBONE, S. M.; SANTOS, M. A. S. (orgs). Futebol: espetáculo do século. São Paulo: Musa, 1999. DAMATTA, R. Universo do Futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1982. ______. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. ______. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990. ______. A bola corre mais que os homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre o futebol. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. DEL PRIORE, M.; MELO, V. A. (orgs). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: UNESP, 2009. FILHO, M. O negro no futebol brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. FREYRE, G. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: Record, 2001. GASTALDO, E. L.; GUEDES, S. L. (orgs). Nações em campo: Copa do Mundo e identidade nacional. Niterói: Intertexto, 2006. GOFFMAN, E. Estigma – notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988. GUEDES, S. L. Futebol e identidade nacional: reflexões sobre o Brasil. In: DEL PRIORE, M.; MELO, V. A. (orgs.). História do Esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: UNESP, 2009. p. 453-480. GUERRA, M. O que está em jogo no jogo? Comunicação e Esporte. Revista do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de consumo ESPM, São Paulo, v. 8, p. 53-65, 2011. GUTERMAN, M. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 1998. HELAL, R. Passes e Impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997. ______. Futebol e Política. O Globo, Rio de Janeiro, 27 jun. 2013, p. 21. HELAL, R.; CABO, A. V.; SILVA, C. Pra frente, Brasil! Comunicação e identidade brasileira em Copas do Mundo. In: HELAL, R; LOVISOLO, H.; SOARES, A. J. G. Futebol, jornalismo e ciências sociais: interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. p. 189-210. HELAL, R.; GORDON., C. Sociologia, história e romance na construção da identidade nacional através do futebol. In: HELAL, R.A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. ______. A Crise do Futebol Brasileiro: perspectivas para o século XXI. Eco-Pós – Publicação da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 37-55, 2002. HELAL, R.; SOARES, A. J. O declínio da de chuteiras: futebol e identidade nacional na Copa do Mundo de 2002. Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Recife, 2003. Disponível em: http://www.ludopedio.com.br/rc/upload/files/014338_o-declinio-da-patria-de-chuteiras-futebol-e-identidade-nacional-na-copa-do-mundo-de-2002.pdf. Acesso em: 11 fev. 2014. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. MELO NETO, F. P. Marketing esportivo: o esporte como ferramenta do marketing moderno. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. RODRIGUES FILHO, M. O sapo de Arubinha: os anos de sonho do futebol brasileiro (Ruy Castro, org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1993. RODRIGUES, N. À sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. ______. A pátria em chuteiras: novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. SILVA, E. J. A taça do mundo é nossa! O futebol como representação da nacionalidade. Governador Valadares: Univale, 2006. SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T.; HALL, S.; WOODWARD, K. (orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72. SOARES, A. J. G. História e a invenção de tradições no futebol brasileiro. In: HELAL, R.; SOARES, A. J.