Fechar menu lateral

COMPLEXIDADE, IDENTIDADES E ORGANIZAÇÕES

Disciplina: COMPLEXIDADE, IDENTIDADES E ORGANIZAÇÕES

Docente responsável: DR. BOANERGES BALBINO LOPES FILHO

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: O paradigma complexo. A realidade fragmentada e a visão do conjunto. Complexidade e mudanças. A organização da noosfera. Metalógica e metáforas. As ideias de Fritjof Capra e Edgar Morin. Complexidade e identidades. Das identidades institucionais às imaginárias. Complexidade e organizações. Da auto-organização à auto-eco-organização. Viver e lidar com o caos e com o Tao nas organizações. As articulações possíveis entre a complexidade e os conceitos referentes às organizações e a comunicação organizacional.

 

Bibliografia: ANTUNES, Celso. Alfabetização emocional, novas estratégias. Petrópolis> Editora Vozes, 2009. BALDISSERA, Rudimar. Por uma compreensão da comunicação organizacional. In: SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e o paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008a. p. 31-50 __________. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; NOGUEIRA, Ana Thereza (orgs.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul, SP: difusão Editora, 2008b. p.149-177 CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix, 2002. CASALI, Adriana; TAYLOR, James. Comunicação Organizacional: uma introdução a perspectiva da “Escola de Montreal”. Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas. Universidade Metodista de São Paulo – vol.1, n.1 (jun.2003). São Bernardo do Campo: Umesp, 2003. p.28-40. HALÉVY, Marc. A Era do Conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXI. SP: Editora UNESP, 2010. KUNSCH, Magarida Maria Krohling. Planejamento estratégico e excelência da comunicação. In: Obtendo resultados com relações públicas. Magarida Maria Krohling Kunsch (org). São Paulo: Pioneira, 1997. _________. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: Faces da cultura e da comunicação organizacional. Marchiori, Marlene (org). 2 ed. São Caetano do sul, SP: Difusão Editora, 2008. p.169-192. MARIOTTI, Humberto. Pensando diferente: para lidar com a complexidade, a incerteza e a ilusão. São Paulo: Editora Atlas, 2010. MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athenas Editora, 2001. MENDES, Cândido (org.). Representação e complexidade. RJ: Garamond, 2003. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. ____________. Introdução ao Pensamento Complexo. RS: Editora Sulina, 2011. MOSCOVICI, Fela. A organização por trás do espelho. RJ: Editora José Olympio, 2008. NASCIMENTO, Iara Marques do. Identidade Organizacional: comunicação e cultura – Uma perspectiva da Acesso Comunicação.2009. Monografia (especialização em Comunicação Empresarial) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009. ___________. A comunicação interna e a construção da identidade organizacional – compreendendo percepções e processos por meio da Viação Progresso e Turismo S/A. (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. OLIVEIRA, Ivone de Loudes; PAULA, Carine Fonseca Caetano de. Comunicação Organizacional e relações públicas: caminhos que se cruzam, entrecruzam ou sobrepõem? Revista Estudos de Jornalismo e Relações Públicas. Universidade Metodista de São Paulo – vol.1, n.1 (jun.2003). São Bernardo do Campo: Umesp, 2003. p.17-27. SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Comunicação Organizacional: certeza e incertezas. In: SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e o paradigma da complexidade. Porto Alegra: EDIPUCRS, 2008a. p. 15-30 WAGENSBERG, Jorge. Pensamentos sobre a incerteza. SP: Saraiva, 2010.