Fechar menu lateral

SEMIÓTICA E PRODUÇÕES MULTICÓDIGOS

Disciplina: SEMIÓTICA E PRODUÇÕES MULTICÓDIGOS

Docente responsável: DR. FRANCISCO JOSE PAOLIELLO PIMENTA

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Representações multicódigos e hipermídia: a revolução digital e o fim da hegemonia do verbal; a emergência da hipermídia como linguagem; novas possibilidades das representações multicódigos: a imersão. A produção hipermidiática e comunicação global: a emergência da mídia alternativa no ambiente urbano globalizado; o hibridismo entre movimentos sociais e a linguagem multicódigos; o novo modelo midiático: interatividade, autonomia e complexidade. Hipermídia e Pragmatismo: a organização em redes e a razoabilidade coletiva; processos de linguagem e autoconsciência; as bases estéticas para as mudanças de hábitos de sentimento, de ação e do pensamento.

Bibliografia: PEIRCE, Charles Sanders (1931 – 1958). Collected Papers. 8 vols. Cambridge. Harvard University Press. _______ . The Essential Peirce. 2 vols. Indiana: Peirce Edition Project, 1998. PIMENTA, Francisco J. P. Semiótica, como teoria da representação, e o campo da Comunicação In COUTINHO, Iluska e Potiguara M. da Silveira Jr. Comunicação: tecnologia e identidade. Rio: Mauad X., 1998. PIMENTA, Francisco J. P. Pragmatismo: referência epistemológica para ciberativistas? In FERREIRA, Jairo. Cenários, Teorias e Epistemologias da Comunicação. Rio: E-papers, 2007. SANTAELLA, Lúcia. A Teoria geral dos Signos. Pioneira. SP, 2000. ________ . Estética: de Platão a Peirce. SP: Experimento, 1994. ________ . O Método Anticartesiano de C. S. Peirce. SP: Unesp, 2004. SILVEIRA, Lauro Frederico. Curso de Semiótica Geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.