MÍDIA, CULTURA E IMAGINÁRIO URBANO

Disciplina: MÍDIA, CULTURA E IMAGINÁRIO URBANO

Docentes responsáveis: DRA. CLAUDIA DE ALBUQUERQUE THOME e DRA. CHRISTINA FERRAZ MUSSE

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Estudo e análise da influência da mídia na configuração das identidades contemporâneas e na transformação do conceito de espaço público, cada vez mais construído através dos sentidos produzidos e veiculados pelos veículos de comunicação. As disputas simbólicas no espaço das cidades e de que forma elas revelam a constituição de novas formas de sociabilidade, expressões culturais e de cidadania. As relações de pertencimento e de diáspora.

Bibliografia: ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ed. Ática, 1989. APPADURAI, Arjun. Global ethnoscapes: notes and queries for a transnational anthropology. In: FOX, Richard G. Recapturing anthropology. Working in the present. Santa Fe: School of American Research Press, 1991. P. 191-210. ______. Soberania sem territorialidade: notas para uma geografia pós-nacional. Novos Estudos, São Paulo, Cebrap, n.49, p. 33-46, nov. 1997. AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lúcia Pereira. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 1994. 111p. BHABHA, Homi K. O lugar da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. 143p. CAIAFA, Janice. Uma cidade, uma cena e alguns suvenires: processos de subjetivação na cidade e os devires do cinema. In: SILVA, André do Eirado et al. (orgs.). Subjetividade: questões contemporâneas. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. p. 155-173. ______. Povoar as cidades. Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, RGS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, vol. III, n.2, p. 123-130, 2002. CAIAFA, Aventura das cidades – ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007. CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 150p. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 102p. ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine la Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. 434p. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Trad.: Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. 116p. IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. 271p. PAIVA, Raquel. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Petrópololis, RJ: Vozes, 1998, 205p. ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. 86p. SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 3.ed. São Paulo: Nobel, 1996. 348p. SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Trad. Lygia Araujo Watanabe. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 447p. SODRÉ, Nelson Werneck. A história da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1966. 583p. VIRILIO, Paul. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Trad. Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 128p.