JORNALISMO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Docente responsável: DRA. ILUSKA MARIA DA SILVA COUTINHO

Carga horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Jornalismo, Narrativa e produção social de conhecimento. Teorias do jornalismo. Análise da práxis jornalística a partir de veículos de massa, em mídia local e nacional. Reflexão das transformações nas rotinas de produção do Jornalismo a partir de alterações nas práticas de apuração, construção e recepção da notícia. Jornalismo e Narração. A percepção do receptor no processo de construção da realidade pelos jornalistas.

Bibliografia: ABRAMO, Cláudio. A regra do jogo. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de proximidade. Coimbra: Minerva Coimbra, 2002. CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo – buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus, 1994. COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do telejornalismo: a estrutura narrativa da notícia nas emissoras de televisão nacionais e de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Mauas-X, 2012. GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide – para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987. GOMES, Wilson. Jornalismo e esfera civil: o interesse público como princípio moral no jornalismo. In ALMEIDA, Fernando Ferreira de & PERUZZO, Cicilia Maria Krohling (org). Comunicação para a cidadania. São Paulo: Intercom; Salvador: Uneb, 2003. IORIO, Sharon (ed.) Qualitative Research in Journalism. Mahwah (USA): Lawrence Erlbaum Associates, 2011 KOVACH, Bill & ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo – O que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003. MEYER, Philip. Precision Journalism: A Reporter’s Introduction to Social Science Methods. 4th ed. Lanham (USA): Bowman & Littlefield Publishers, 2002. MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em “tempo real”: O fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002. SOUSA, Jorge Pedro. Tobias Peucer e as origens do jornalismo. Estudos de Jornalismo e mídia Vol 1 (2), 2004, Florianópolis: UFSC/Insular, pp. 49- 60. SÁDABA, Teresa. Framing: el enquadre de las noticias. Buenos Aires: La Crujía, 2007. SCHUDSON, Michael. The power of news. Cambridge: Harvard University Press, 1995. __________________. Discovering the news: A social history of American Newspapers. New York: Basic Books Inc., 1978. TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos. 2001 __________________. Teorias do Jornalimo Vol 1, Florianópolis: UFSC/Insular, 2004. __________________. Teorias do Jornalismo Vol 2. Florianópolis: UFSC/Insular, 2005. TUCHMAN, Gaye. Making news – a study in the construction of reality. New York: The Free Press, 1978. VILCHES, Lorenzo. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós, 1997.