UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Corpo Docente

Você está em: Institucional > Corpo Docente

 

♦ Dr. Ademar Alves da Silva Filho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998) e concluiu o mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciências Farmacêuticas (Fármacos e Medicamentos) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FCFRP – USP. Durante o doutorado, realizou estágio Sandwich no exterior (PDEE – Capes) no National Center for Natural Products Research (NCNPR), Research Institute of Pharmaceutical Sciences, University of Mississippi, Oxford, MS, USA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui índice H=23 (ISI), H=26 (Scopus), índice i10 google=52 (desde 2013) e nos últimos anos publicou vários artigos completos em periódicos internacionais especializados, na área de química e atividade biológica de produtos naturais. Participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos e de inovação, os quais resultaram nas patentes depositadas. Recebeu prêmios e homenagens e coordenou projeto do Programa Jovem Pesquisador em centro emergente de pesquisa custeado pela FAPESP, participando também como colaborador de vários projetos de auxílio à pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É membro de corpo editorial de revistas internacionais especializadas e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFJF. Ainda, colabora e coordena projetos de auxílio à pesquisa FAPEMIG, CNPq e subprojetos institucionais CTINFRA/FINEP/UFJF, além de orientar e co-orientar alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica e supervisionar alunos de pós-doutorado nas áreas de Química e Atividade Biológica de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades esquistossomicida, imunomodulatória e bioprospecção e química de compostos naturais.

 

♦ Dra. Ana Cláudia Chagas de Paula Ladvocat

Professora Adjunto no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É doutora (2015) em Ciências na área de Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Parte do doutorado foi realizado no MRC Centre for Developmental Neurobiology, Kings College London. É mestre em Ciências na área de Imunologia da UFMG (2011). Possui graduação em Farmácia – Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Atualmente é coordenadora de estágio do curso de Farmácia (2018). É orientadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar e em Saúde do Adulto com ênfase em Doenças Crônico Degenerativas – Análises Clínicas. Tem experiência científica na área de imunologia, biologia celular, biologia molecular e bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: células-tronco mesenquimais e pluripotentes e biomateriais para aplicação na medicina regenerativa; células-tronco de pluripotência induzida e edição de genoma CRISPR, para modelagem de doenças genéticas e avaliação de propriedades farmacológicas: antitumoral, neuroprotetor e anti-inflamatória.

 

♦ Dr. Ângelo Márcio Leite Denadai

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1999), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfases em Físico-Química e Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes ramos: Nanotecnologia, Sistemas Coloidais, Encapsulamento Molecular e Propriedade Intelectual.

 

♦ Dra. Elita Scio Fontes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (1992), doutorado em Biologia Celular e Molecular – Química de Produtos Naturais pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) com estágio sanduíche realizado no Department of Medicinal Chemistry and Pharmacognosy da University of Illinois at Chicago (CAPES-fulbright) (2001) sob a supervisão do Prof Geoffrey Cordell. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Atualmente é professora Titular do Departamento de Bioquímica e Coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais Bioativos/ICB/UFJF. Orienta alunos de mestrado e doutorado como professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas – Área de Produtos Naturais Bioativos, no qual atuou como vice-Coordenadora 2013 a 2016, e em Ciências Biológicas – Área de Genética/Biotecnologia. Desenvolve projetos que se inserem na linha de pesquisa: Estudo químico e farmacológico de plantas bioativas visando o aproveitamento de extratos vegetais bioativos no desenvolvimento de formulações fitoterápicas, os quais resultaram em patentes depositadas. É revisora de periódicos e autora de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Possui índice H = 11. Tem experiência na área de Produtos Naturais, com ênfase na área de Química dos Produtos Naturais Bioativos atuando principalmente nos seguintes temas: fracionamento de extratos vegetais bioativos, isolamento de substâncias ativas e avaliação de atividades biológicas como hipoglicemiante, antitumoral, antiinflamatório, antimicrobiano, antioxidante dentre outras.

 

♦ Dra. Fernanda Maria Pinto Vilela

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP na área de concentração Medicamentos e Cosméticos (2010). Doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP na área de concentração Medicamentos e Cosméticos (2013). Realização de estágio de Doutorado Sanduiche CNPq/Programa Ciência Sem Fronteiras no Department of Dermatology da University of Wisconsin-Madison, Wi, EUA (2012). Atualmente é Professora Adjunto no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Possui experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle da Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, atuando principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento de formulações e métodos analíticos, estudos de fotoproteção, fotoestabilidade, penetração cutânea, experiência em cultura de células e na área de Biologia Celular e Molecular.

 

♦ Dr. Frederico Pittella Silva

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pos-doc pelo programa Jovens Talentos em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (2013-2014). Pos-doc em Medicina (Departamento de Biotecnologia Clinica) na The University of Tokyo, Japão (2012). Doutor em Bioengenharia, com enfase em Ciências Farmacêuticas pela The University of Tokyo, Japão (2011). Mestre em Ciências Biológicas (Genética e Biotecnologia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). Graduado em Farmácia e Bioquimica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Atua no design, preparação, desenvolvimento e aplicação de nanocarreadores para o tratamento do câncer, através de RNAi ou pequenas moléculas. Tem experiência na caracterização de nanopartículas, micelas poliméricas, nanofármacos, farmacotécnica, formulação para aplicação dérmica, nanotoxicologia, citotoxicidade, sintese de blocos de copolimero, biologia molecular, real-time PCR, RNAi, siRNA, experimentos in vivo.

 

♦ Dr. Giovanni Wilson Amarante

Professor Adjunto IV do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Foi tesoureiro da Divisão de Química Orgânica da SBQ, biênio 2016-2018. Vice-Diretor da Divisão de Química Orgânica da SBQ, biênio 2018-2020. Recebeu o Prêmio Química Nova para Jovens Autores em 2017. Membro do corpo Editorial das revistas Current Catalysis e Current Organocatalysis. Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000-2004), mestre em Química pela mesma instituição (2003-2005) e doutorado em Ciências – Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (2005-2009). Atuou como pesquisador na University of California at Berkeley – USA (2009-2010) sob a supervisão do Prof. F. Dean Toste e no LQOS-UNICAMP (09/2010-10/2010) sob a supervisão do Prof. Luiz Carlos Dias. Tem experiência na área de Química, com ênfase no desenvolvimento de metodologias, mecanismos de reações orgânicas e sínteses totais. Foi membro da comissão organizadora do 15th e do 16th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS) e da V Escola Superior em Síntese Orgânica (V ESSO). Foi o secretário geral da VI ESSO. É o coordenador do Grupo de Pesquisas em Metodologias Sintéticas – GPMS no DQ-UFJF. Website: http://www.ufjf.br/gpms/

 

♦ Dr. Ítalo Tuler Perrone

Professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2. Pós doutorado (UMR STLO INRA Agrocampus Ouest), Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (Universidade Federal de Viçosa), Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (Universidade Federal de Lavras), Bacharelado em Química (UFJF), Técnico em Laticínios (Instituto de Laticínios Cândido Tostes).

 

♦ Dr. José Otávio do Amaral Corrêa

Doutor em Patologia (Universidade Federal Fluminense/Niterói), Mestre em Ciências da Saúde (Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/RJ) e Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuando como professor Adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Na área de graduação atuou como membro da Comissão Técnica de Acompanhamento de Avaliação do INEP/MEC representante da área da Farmácia na CTAA/MEC(2013-2015). Atualmente é Diretor da Faculdade de Farmácia da UFJF. Também foi Coordenador do curso de Farmácia da UFJF 2012 a 2014 e leciona as disciplinas de Bioquímica aplicada às Análises Clínicas e de Imunologia aplicada às Análises Clínicas. Na extensão atua no Laboratório de Analises Clínicas do Hospital Universitário e na Farmácia Universitária da UFJF. Orientador do estágio e residência em análises clínicas no Hospital Universitário da mesma Instituição. Na pós-graduação strictu sensu atua como membro permanente no Núcleo de Pesquisa em Imunopatologia e Imunologia Clínica do Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira da UFJF e também Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Possui experiência na área de Imunologia celular, imunofarmacologia e bioquímica clínica.

 

♦ Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira

Possui graduação em Bacharel em Química (1999), especialização em Estatística (2004), MBA em Negócios e Empreendimentos (2014) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Quimiometria pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como revisor do periódico Química Nova, Journal of the Brazillian Chemical Society, Analytical Chemistry, Talanta, Analytical Methods, Electrophoresis, Journal of Chromatography A, etc…. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e otimização de métodos por eletroforese capilar (CE-UV-MS), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC-UV-MS) e cromatografia a gás (GC-FID-MS) para aplicações em análise de alimentos (ácidos graxos, açucares, bebidas recreativas), fármacos, biocombustíveis, petróleo e ambiental (íons), além de realizar pesquisa envolvendo a preparação de novas fases estacionárias monolíticas para uso em CE e nano-LC. Utiliza métodos quimiométricos para o planejamento de experimentos, organização e análise estatística de dados. Presta assessoria para órgãos de fomento como CNPq, CAPES e FAPESP e é membro do INCT-Bioanalítica (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bionalítica).

 

♦ Dra. Maria Silvana Alves

Possui Graduação em Farmácia e em Bioquímica e Residência (Especialização) em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na School of Public Health, University of California at Berkeley, EUA, sob supervisão do Prof. Dr. Lee Woodland Riley. É Professora Associada IV do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Na Graduação, é responsável pela disciplina Biossegurança ministrada para o Curso de Farmácia desde outubro de 2006 e professora da disciplina Atividade Orientada I – Diagnóstico Farmacêutico em Saúde ministrada também para o Curso de Farmácia desde agosto de 2017, orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e de projetos de Iniciação Científica Jovens Talentos-CAPES, PIBIC-CNPq, BIC-UFJF e VIC-UFJF. Na Pós-Graduação, participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas desta Instituição desde sua recomendação em 2010, sendo uma das responsáveis pela elaboração da proposta de sua criação e tendo participado de sua Coordenação no período de julho de 2010 à julho de 2013 como Vice-Coordenadora e de julho de 2013 à julho de 2016 como Coordenadora. Ainda, é a Coordenadora Local, aprovada pelo Conselho de Unidade da Faculdade de Farmácia, para estabelecimento de cooperações internacionais, tendo sido a responsável pela assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Internacional entre UFJF e UMinho em março/2016 (coordenadora local); e ministra disciplinas, orienta alunos, participa de grupos de pesquisa e coordena projetos e estudos desenvolvidos no Laboratório de Bioatividade Celular e Molecular localizado no Centro de Pesquisas Farmacêuticas dessa Faculdade. É membro de corpo editorial e revisora de periódicos e autora de capítulos de livros internacionais e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Microbiologia Médica e Aplicada e na área de Farmacologia de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização fenotípica e molecular de cepas bacterianas de rotina, epidemiologia molecular de infecções bacterianas, investigação de mecanismos de resistência aos antimicrobianos e estudos de atividades biológicas e farmacológicas de produtos naturais bioativos, com destaque para a investigação do potencial antimicrobiano de metabólitos especiais, visando a aplicação de protótipos de novos medicamentos fitoterápicos ou produtos tradicionais fitoterápicos, desenvolvendo formulações e formas farmacêuticas inovadoras.

 

♦ Dra. Mirian Pereira Rodarte

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG ,habilitação em Bioquímica – Análises Clínicas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; especialização em Citopatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; Especialização em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras – UFLA e Doutorado e pós-doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Atua principalmente nas seguintes áreas: enzimologia, processos fermentativos industriais, biotecnologia, bioquímica de alimentos, nutrição e saúde. Professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Faculdade de Farmácia, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados. Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados.

 

♦ Dr. Orlando Vieira de Sousa

Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Imunologia (Universidade Federal do Maranhão) e Farmacologia (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica/Farmacologia) e Doutor em Biotecnologia Vegetal (Bioprospecção/Tecnologia de Processos e Produtos) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do Programa de Treinamento em Farmacologia Molecular estabelecido entre a University of Maryland/School of Medicine e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado IV de Farmacologia e Diagnóstico Farmacêutico em Saúde do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na gestão 2019-2023. É credenciado nesse Programa e ministra as disciplinas de Tópicos Avançados em Farmacologia, Tópicos Especiais em Fitoterapia e Farmacologia Celular e Molecular. Possui linha de pesquisa nas áreas de Bioprospecção (Química e Farmacologia) e Tecnologia de Processos e Produtos Naturais e Sintéticos, atuando na quantificação e identificação de substâncias encontradas na biodiversidade e provenientes de síntese orgânica, atividades biológicas e farmacológicas in vitro, in vivo e in silico e na tecnologia de processos e produtos inovadores para a saúde com depósitos de patentes.

 

♦ Dra. Priscila de Faria Pinto

Doutora em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pelo CPqRR/FIOCRUZ/MG, Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo IOC/FIOCRUZ/RJ e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Bioquímica da UFJF na Cidade de Juiz de Fora. Pesquisadora e orientadora de pós graduação pelo programa da Faculdade de Farmácia (Ciências Farmacêuticas) e pelo Instituto de Ciências Biológicas (Doença Infecto-Parasitárias). Na graduação leciona os conteúdos de Bioquímica Estrutural e Metabólica para os cursos de odontologia e Química (EAD). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação de proteínas de origem vegetal; estudo da família das ATP difosfohidrolases de parasitos e análise marcadores moleculares para doenças infecto parasitárias e busca de moléculas de origem sintética e vegetal com ação esquistossomicida.

 

♦ Dr. Rodrigo Luiz Fabri

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2006) e Mestrado (2006-2008)/Doutorado (2011-2013) em Ciências Biológicas (área de concentração: Genética e Biotecnologia) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica da UFJF lecionando a disciplina Bioquímica Básica para o curso de Medicina Veterinária. Compõe o corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia (PROFBIO) da UFJF. Tem experiência na área de Bioquímica atuando nos seguintes temas: doseamento de enzimas antioxidantes e análise de parâmetros bioquímicos e hematológicos em testes in vivo, e Produtos Naturais, com ênfase na área de Química dos Produtos Naturais Bioativos atuando principalmente nos seguintes temas: extração e fracionamento de extratos vegetais bioativos, isolamento e elucidação de substâncias ativas e avaliação de atividades biológicas como citotóxica, anti-inflamatória, anticonceptiva, antimicrobiana, antioxidante dentre outras.

 

♦ Dra. Valquíria Pereira de Medeiros

Valquíria Pereira de Medeiros possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Ciências Biológicas – Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da disciplina de Bioquímica I do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2012). A formação acadêmica se deu na área Bioquímica, Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas polissacarídeos sulfatados de algas marrons (fucanas), biologia molecular e celular de glicosaminoglicanos e proteoglicanos. Seus trabalhos estão relacionados a a extração, isolamento e caracterização química de polissacarídeos sulfatados e o envolvimento destes compostos em atividades biológicas como anticoagulante, antiinflamatória, ação sobre o endotélio vascular, atividade antitrombótica e antihemostática e a participação destes compostos em vias de sinalização celular. Realizando também trabalhos analisando o comportamento de componentes da matriz extracelular frente a patologias, técnicas terapêuticas e interação polímeros tais os polissacarídeos sulfatados com elementos da matriz extracelular

 

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas / Área de Concentração em Produtos Naturais Bioativos