Normas de dissertações e teses

Você está em: Produção Bibliográfica > Normas de dissertações e teses

Abaixo encontram-se disponíveis o manual de normalização de trabalhos científicos e os templates (modelos) normalizados para teses e dissertações, elaborado pela equipe de bibliotecários do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC/UFJF).

Manual de Normalização

Modelo de trabalho acadêmico (em Word)

Orientações para uso do template

Folha de Aprovação – ABNT

Para mais informações sobre normalização de trabalhos acadêmicos, consulte aqui.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Procedimentos para Defesa de Dissertação/Tese

Assim que a dissertação/tese estiver pronta para ser defendida, o mestrando/doutorando (ou orientador) deverá tomar as seguintes providências:
1. Definir a Banca Examinadora.
2. Estabelecer contato com os componentes da banca, para verificação de aceite e definição da data.
3. Com antecedência mínima de 30 dias encaminhar preenchido à secretaria do PPEE o respectivo formulário:

Confecção da Ficha Catalográfica

Defendida a tese ou dissertação, o aluno deverá confeccionar a ficha catalográfica, por meio de uma ferramenta que gera este documento automaticamente diante do preenchimento de um formulário, disponibilizada no site da Biblioteca da UFJF.

Documentos necessários para abertura do processo de homologação de Dissertação/Tese

Devem ser entregues à Secretaria do PPEE:
(2) Dois exemplares impressos, devidamente encadernados, da versão definitiva da dissertação/tese para a Biblioteca Central;
(1) Um exemplar impresso, devidamente encadernado, da versão definitiva da dissertação/tese para cada membro da banca (opcional);
(1) Um CD com a cópia da versão definitiva da dissertação/tese em PDF;
(1) Uma cópia da Ata de Defesa da Dissertação/Tese;
(1) Uma Cópia do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – UFJF preenchido (Fazer download).

A Secretaria do PPEE se responsabiliza pelo envio da dissertação/tese para o professor que seja membro externo da UFJF. No entanto, deve ser entregue a dissertação/tese dentro de um envelope com os endereços devidamente preenchidos.

A entrega da versão definitiva da dissertação/tese proporcionará ao candidato o título de Mestre (M. Eng.)/Doutor (Dr. Eng.) em Engenharia Elétrica, após a homologação da ata elaborada pela banca examinadora e aprovada pela pró-reitoria competente.