UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

MODELAGEM DE CARGA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA: MODELO MATEMÁTICO E SUA VALIDAÇÃO COM TESTES DE CAMPO.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2008: 9 dissertações > MODELAGEM DE CARGA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA: MODELO MATEMÁTICO E SUA VALIDAÇÃO COM TESTES DE CAMPO.

Download:

 

Área de Concentração:
Sistemas de Energia Elétrica

 

Resumo:
Neste trabalho é proposta uma nova metodologia para a modelagem estática de carga em Sistemas Elétricos de Potência. A ferramenta proposta visa à estimação dos parâmetros dos modelos exponencial e polinomial (ZIP) relativos às potências ativa e reativa da carga com as variações estáticas de tensão. Estes parâmetros são determinados a partir da análise de um conjunto de medições de potências realizadas sob variações forçadas e sustentadas de tensão, em um determinado ponto de interesse do sistema. A estimação dos parâmetros que compõem a carga é realizada utilizando-se o método dos mínimos quadrados ponderados de estimação estática de estados onde os pesos das medidas são considerados unitários. Adicionalmente a metodologia primal-dual de pontos interiores é utilizada para a inclusão das restrições de canalização impostas pelos modelos da carga.
Para verificar a eficácia da metodologia, são realizados estudos a partir de dados de medição obtidos de uma subestação de propriedade da CEMIG, obtendo-se os parâmetros dos modelos polinomial e exponencial.