UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

UM ALGORITMO BRANCH AND BOUND PARA O PROBLEMA DA ALOCAÇÃO ÓTIMA DE MONITORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA EM REDES DE TRANSMISSÃO.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2007: 8 dissertações > UM ALGORITMO BRANCH AND BOUND PARA O PROBLEMA DA ALOCAÇÃO ÓTIMA DE MONITORES DE QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA EM REDES DE TRANSMISSÃO.

Download: 211060.pdf

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
Este trabalho desenvolve e avalia um algoritmo branch and bound para a solução do problema de alocação ótima de medidores de qualidade de energia elétrica numa rede de transmissão elétrica de potência. O problema de otimização é solucionado usando técnicas de programação inteira 0-1 e depende fortemente da topologia da rede. O algoritmo é implementado no software Matlab, minimiza o custo total do sistema de monitoramento e determina o número ótimo e a localização de monitores, sob dadas restrições de observabilidade da rede. São apresentados estudos de casos em redes de teste IEEE e numa rede de transmissão real da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais. Os resultados alcançados são validados com a estimação das tensões e correntes na rede, a partir das grandezas monitoradas, o que reforça a flexibilidade e o bom desempenho computacional do algoritmo.