UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA MARGEM DE CARREGAMENTO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2007: 8 dissertações > ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DA MARGEM DE CARREGAMENTO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO.

Download:

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo comparativo da avaliação da sensibilidade da margem de carregamento em relação à variação de diferentes parâmetros elétricos do sistema, sem a necessidade de se revolver este problema da forma tradicional, ou seja, utilizando um programa de fluxo de potência continuado ou o método do ponto de colapso. Desta forma, obtém-se um ganho no tempo de resposta às perturbações sofridas pelo sistema, possibilitando ações de controle corretivo e preventivo mais eficazes.
Como a análise de sensibilidade tem grande immportância nos estudos da estabilidadede tensão, é necessário o desenvolvimento de novas metodologias e a avaliação das existentes, de modo a possibilitar uma análise mais eficiente e confiável da operação do sistema elétrico de potência em virtude das variações de seus parâmetros. Neste contexto, este trabalho apresenta um novo desenvolvimento matemático para a análise de sensibilidade utilizando as equações do fluxo de potência com tensões representadas em coordenadas retangulares, e estabelece um processo comparativo com o modelo tradicional expresso em termos das equações do fluxo de potência com tensões representadas em coordenadas polares.
Os resultados produzidos pela metodologia de análise de sensibilidade são então comparados com os resultados exatos gerados pelo método do ponto de colapso. Sistemas testes IEEE e um modelo equivalente da região Sul-Sudeste brasileira são utilizados na simulação dos resultados.