UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMA CLUSTERED-COFDM PARA A TRANSMISSÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2007: 8 dissertações > ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMA CLUSTERED-COFDM PARA A TRANSMISSÃO DE DADOS VIA REDE ELÉTRICA.

Download:

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
Nesta dissertação, é discutido e analisado o uso de sistemas COFDM (Coded-Ortogonal Frequency Division Multiplexing) para aplicações de transmissão banda-larga de dados via rede elétrica (Power Line Communications – PLC) de baixa tensão externa. A partir desta discussão e análise, o uso de sistemas clustered-COFDM é proposto e, a seguir, analisado para minimizar os efeitos devido à presença de ruídos impulsivos e a ocorrência de nulos espectrais nas respostas em freqüência dos modelos lineares e invariantes no tempo das redes elétricas de baixa tensão, os quais são derivados para aplicações de transmissão de dados. A principal diferença entre os sistemas COFDM e clustered-COFDM é que o segundo é um conjunto de sistemas COFDM com menor número de sub-portadoras operando em paralelo e na mesma banda de freqüência de operação do sistema COFDM.
A comparação de desempenho dos sistemas COFDM e clustered-COFDM sob as mesmas condições de operação é apresentada quando o transmissor dispõe de informações parciais e completas do canal de comunicação. Aqui, é denominado informações parciais o conhecimento da distância entre o transmissor e o receptor e, desta forma, a abordagem para simulação é a mesma implementada em sistemas multi-portadoras aplicados para a comunicação sem fio. Por outro lado, as informações completas do canal estão associadas ao conhecimento das relações sinal-ruído (Signal to Noise Ratio-SNR) nas sub-portadoras pelo transmissor e, neste contexto, tem-se a abordagem de simulação aplicada a sistemas multi-portadoras para comunicação via cabos. Os resultados obtidos em ambas as abordagens de simulação revelam que, em relação ao sistema COFDM, o sistema clustered-COFDM reduz a taxa de bits errados (Bit Error Ratio – BER) quando as informações parciais do canal são disponíveis. Quando as informações completas do canal de comunicação são disponíveis, o sistema clustered-COFDM é capaz de não apenas reduzir a BER, mas também de aumentar a taxa de transmissão. Assim sendo, é possível concluir, através dos resultados de simulação indicados, que o sistema clustered-COFDM é o mais apropriado para aplicações PLC