UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

AVALIAÇÃO DO REFORÇO DAS CONDIÇÕES DA SEGURANÇA DE TENSÃO UTILIZANDO A ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2009: 7 dissertações > AVALIAÇÃO DO REFORÇO DAS CONDIÇÕES DA SEGURANÇA DE TENSÃO UTILIZANDO A ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

Download: DISSERTAÇÃO_ARLEI

Área de concentração: Sistemas de Energia Elétrica

Resumo:

Durante décadas, problemas relacionados à estabilidade de tensão ou, segurança de tensão, têm despertada a atenção crescente de pesquisadores do setor elétrico. O crescimento da economia e o aumento do consumo de energia elétrica, aliados à falta de investimentos nos setores de geração e transmissão, têm levado o sistema elétrico de potência a operar muito próximo de seus limites. Desta forma, a habilidade do sistema em manter um nível operacional satisfatório, após a ocorrência de alguma contingência, pode ficar comprometida.
Este trabalho avalia a segurança de tensão através de um método simples, eficiente e rápido computacionalmente, além de propor ações de reforço para melhorar a margem de carregamento do sistema elétrico. A análise da rede é função dos caminhos de transmissão de potência ativa e um modelo matemático muito simples é utilizado. Quanto às ações de reforço, a análise de sensibilidade fornece as barras mais adequadas ao redespacho de potência ativa e reativa. Um processo iterativo é estabelecido com o intuito de recomendar ações de controle e fornecer condições de segurança de tensão menos severas. Os resultados apresentados para um sistema real de 34 barras demonstram a eficácia da metodologia desenvolvida.