UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ANÁLISE DE COMPONENTES INDEPENDENTES APLIACADA EM DISTÚRBIOS DE QUALIDADE DE ENERGIA

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2009: 7 dissertações > ANÁLISE DE COMPONENTES INDEPENDENTES APLIACADA EM DISTÚRBIOS DE QUALIDADE DE ENERGIA

Download:

 

Área de concentração:

Instrumentação e Controle

 

Resumo:

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma técnica para analise de qualidade de energia, considerando o caso pouco explorado de ocorrência de múltiplos distúrbios. O propósito e separar os distúrbios que estejam ocorrendo em seqüencia ou ao mesmo tempo em sinais de tens~ao presentes em sistemas elétricos de potência. Para isto, e utilizada a filosofia de separação cega de fontes, que parte do pressuposto de que não são conhecidas a priori as fontes (os distúrbios) que compõem os dados disponíveis e nem como elas foram misturadas.

É utilizada para tal fim a recente técnica não-supervisionada denominada analise de componentes independentes, visando o desacoplamento entre os diferentes distúrbios independentes que estejam ocorrendo durante o mesmo intervalo de tempo, a partir de um determinado modelo de misturas dos distúrbios originais. Esta separação dos distúrbios e fundamental como etapa de pré-processamento, ja que as técnicas existentes de localização no tempo e classificação apresentam desempenho reduzido quando ocorre tal situação. São apresentadas duas estruturas para separar multiplos distúrbios, no que diz respeito ao numero de misturas (sinais medidos) disponíveis: a primeira e aplicada quando são disponíveis mais de um dispositivo de monitoramento alocados em pontos distintos do sistema elétrico e sincronizados, e a segunda e aplicada quando se tem disponível um único monitor de qualidade de energia. No segundo caso, e proposta a utilização de um banco de filtros para gerar um numero suficiente de misturas que são necessárias para se utilizar a analise de componentes independentes na estimação dos distúrbios envolvidos em um único sinal medido. O desempenho da técnica proposta foi analisado com dados sintéticos.