UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

UTILIZAÇÃO DE OPENGL E LINGUAGEM ORIENTADA A OBJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PACOTE GRÁFICO PARA ANÁLISE DE REDES ELÉTRICAS.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2006: 7 dissertações > UTILIZAÇÃO DE OPENGL E LINGUAGEM ORIENTADA A OBJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PACOTE GRÁFICO PARA ANÁLISE DE REDES ELÉTRICAS.

Download: 211054.pdf

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho propõe o desenvolvimento de um pacote gráfico, que é constituído de modelos matemáticos dos componentes de redes elétricas bem como de modelos gráficos de interface, para análise dos sistemas elétricos de Potência (SEP) em regime permanente.
A primeira etapa deste trabalho consiste no desenvolvimento e implementação de um programa computacional para o cálculo de fluxo de potência trifásico em coordenadas polares, usando linguagem orientada a objetos.
Em seguida, foram desenvolvidos os modelos gráficos para a concepção de uma interface gráfica para representação do SEP. Esses modelos foram implementados utilizando a biblioteca OpenGL, que é uma poderosa ferramenta gráfica permitindo um grande desempenho gráfico do aplicativo.
Posteriormente, as duas ferramentas desenvolvidas foram agregadas em uma única plataforma computacional, criando-se assim um pacote gráfico para análise de redes elétricas.
Esta nova aplicação foi modelada utilizando os conceitos de modelagem orientada a objetos (MOO) e as implementações computacionais foram feitas utilizando o Microsoft Visual C++ 6.0. Os resultados obtidos mostram as vantagens, robustez e modularidade da aplicação desenvolvida, permitindo a criação de diversas outras aplicações sobre a base já desenvolvida.