UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

SISTEMA DIGITAL DE MEDIÇÃO DIRETA DA FLECHA EM LINHAS DE TRANSMISSÃO COM O USO DE SENSORES ÓPTICOS E COMUNICAÇÃO VIA TECNOLOGIA GPRS.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2006: 7 dissertações > SISTEMA DIGITAL DE MEDIÇÃO DIRETA DA FLECHA EM LINHAS DE TRANSMISSÃO COM O USO DE SENSORES ÓPTICOS E COMUNICAÇÃO VIA TECNOLOGIA GPRS.

Download: 211049.pdf

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
A necessidade de se aumentar o transporte de energia nas já instaladas linhas de transmissão, sem que para isso tenha-se que modificar as mesmas, tem motivado a elaboração de diversos estudos relativos a ampacidade de LTs.
Com o objetivo de obedecer aos critérios estabelecidos em normas de segurança, as concessionárias de energia adotavam, e muitas vezes ainda adotam, os estudos estatísticos já elaborados sobre o afundamento dos cabos quanto da passagem de corrente por eles. Estes estudos, entretanto, mesmo sendo relativamente eficientes em algumas situações climáticas, não representam o valor real da Flecha e,portanto, superestimam o valor do afundamento, prejudicando o aumento do fluxo de potência. Desta maneira tem-se investido em monitoramento em tempo real para estabelecer novos limites de carregamento das LTs.
A presente dissertação apresenta uma nova proposta de monitoramento em tempo real de LTs. O sistema proposto baseia-se na emissão de um feixe de laser alocado sobre a LT e recepção do mesmo através de sensores ópticos instalados em um painel sensor localizado em uma das torres da linha.
O processamento da informação colhida pelo sistema proposto será feito em uma unidade remota, sendo a informação transportada até ela com o uso da tecnologia de comunicação GPRS.