UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LIMITADOR ELETRÔNICO DE CORRENTE DE CURTO-CIRCUITO BASEADO EM CIRCUITO RESSONANTE CONTROLADO POR DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES DE POTÊNCIA.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2006: 7 dissertações > LIMITADOR ELETRÔNICO DE CORRENTE DE CURTO-CIRCUITO BASEADO EM CIRCUITO RESSONANTE CONTROLADO POR DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES DE POTÊNCIA.

Download: 211050.pdf

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
Esta dissertação apresenta estudos sobre um limitador eletrônico de corrente de curto-circuito (FCL – Fault Current Limiter) ressonante controlado por dispositivos semicondutores de potência. Inicialmente são discutidas a operação de duas topologias de circuitos ressonantes ideais como limitadores de corrente de curto-circuito. A análise desses circuitos é usada para derivar uma topologia alternativa para o limitador baseada da conexão de um circuito ressonante série e outro paralelo. Modelos digitais implementados no pacote de simulação SimPowerSystem/MATLAB são usados para investigar o desempenho do limitador proposto para proteger um sistema elétrico contra correntes de curto-circuito. Funções de transferência dos modelos linearizados dos limitadores são utilizados para identificar o efeito de cada elemento do FCL sobre sua estabilidade e resposta transitória. Os resultados obtidos são usados para modificar a topologia do FCL com objetivo melhorar sua resposta dinâmica. São investigados também sistemas para detecção de falhas e falsas falhas e também um sistema de sincronismo e disparo para os tiristores de potência robusto mediante variações de amplitude e freqüência.