UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

FLUXO DE POTÊNCIA TRIFÁSICO: UM ESTUDO COMPARATIVO E UMA NOVA METODOLOGIA DE SOLUÇÃO

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2006: 7 dissertações > FLUXO DE POTÊNCIA TRIFÁSICO: UM ESTUDO COMPARATIVO E UMA NOVA METODOLOGIA DE SOLUÇÃO

Download:

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo comparativo das características de convergência das formulações convencional polar, convencional retangular e injeção de corrente na solução do fluxo de potência trifásico. As metodologias polar e retangular utilizam as equações de potência injetada nas barras expressas em função das coordenadas polares e retangulares da tensão, respectivamente. A formulação de injeção de corrente utiliza as equações de corrente injetada nas barras expressas em termos das coordenadas retangulares da tensão. As equações não lineares referentes a cada um dos métodos são resolvidos através do processo iterativo de Newton-Raphson. Além disto, a manutenção da matriz Jacobiana constante durante o processo iterativo é também investigada.
Por outro lado, este trabalho também propõe uma metodologia para a solução do fluxo de potência trifásico sujeito a condições iniciais desfavoráveis. Este método baseia-se numa característica particular inerente à formulação de injeção de corrente. O método é simples e rápido, garantindo a convergência do processo iterativo. Os resultados são bastante satisfatórios,demonstrando a eficácia do método proposto em situações nas quais as formulações convencionais de solução do fluxo de potência falham na convergência do processo iterativo.