UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

AMBIENTE EDUCACIONAL MULTIFUNCIONAL INTEGRADO PARA SINTONIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE MALHAS INDUSTRIAIS DE CONTROLE.

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2006: 7 dissertações > AMBIENTE EDUCACIONAL MULTIFUNCIONAL INTEGRADO PARA SINTONIA E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE MALHAS INDUSTRIAIS DE CONTROLE.

Download:

 

Área de Concentração:
Instrumentação e Controle

 

Resumo:
Processos industriais bem como meios de produção baseados na filosofia da qualidade total, exigem controladores que trabalhem com seus parâmetros sintonizados, independente das situações de carga e distúrbios. Muito se tem discutido a respeito da sintonia de controladores PID, porém, a maioria, ainda, é utilizada em modo PI ou possuem parâmetros ajustados de forma inadequada, conduzindo a uma vida prematura dos atuadores e outros componentes do sistema. A teoria de controle já estuda controladores com algoritmo PID desde o início do século passado, sendo que diversos trabalhos comprovam a eficiência deste controlador em estruturas de controle clássicos e avançados. Apesar do controlador PID ser utilizado e estudado há muito tempo, o desempenho de malhas industriais não é satisfatório em muitos dos casos. Existem diversos critérios e índices de desempenho (IAE, ITAE, ISE, ITSE, Harris Index, tempo de estabilização, etc.) que permitem definir a eficiência de uma malha de controle. Apresenta-se neste trabalho um ambiente multifuncional, desenvolvido em C++, plataforma C++ Builder, para sintonia e análise do desempenho de processos industriais simulados ou processos reais. Este ambiente pode também ser utilizado no treinamento de técnicos, operadores e engenheiros.