UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

AJUSTE ÓTIMO E COORDENADO DOS PARÂMETROS DO COMPENSADOR ESTÁTICO DE REATIVOS

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2005: 9 dissertações > AJUSTE ÓTIMO E COORDENADO DOS PARÂMETROS DO COMPENSADOR ESTÁTICO DE REATIVOS

Download: 211042.pdf

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho apresenta uma nova proposta para o ajuste ótimo e coordenado da tensão de referência do compensador estático de reativos (CER), bem como uma metodologia para especificação do mesmo em regime permanente e de contingências. O algoritmo proposto utiliza a metodologia primal-dual de pontos interiores (MPI) associada à técnica de decomposição matemática de Benders.
O objetivo do ajuste ótimo da tensão de referência do CER é reduzir investimentos em fontes adicionais de suporte potência reativa. A determinação dos limites do CER permite a especificação de um equipamento de mínimo custo.
A utilização do MPI para o ajuste do CER foi motivado pelo seu bom desempenho em sistemas de grande porte bem como pela possibilidade de se modelar as não linearidades pertinentes aos sistemas elétricos de potência. A técnica de decomposição matemática de Benders é usada para reduzir a dimensão do sistema quando a análise de contingências é considerada. A metodologia proposta foi implementada em um código de produção do CEPEL denominado FLUPOT, permitindo testar a técnica de ajuste proposta em sistemas de dimensões reais, tais como o sistema elétrico de potência brasileiro interligado.