UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

MODELAGEM DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS DE DISTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS DE FLUXO DE POTÊNCIA

Você está em: Produção Bibliográfica > Dissertações > 2004: 7 dissertações > MODELAGEM DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS DE DISTRIBUIÇÃO PARA ESTUDOS DE FLUXO DE POTÊNCIA

Download: 211035.pdf

 

Área de Concentração:
Sistemas Elétricos de Potência

 

Resumo:
Este trabalho propõe um modelo matemático para representar os transformadores trifásicos de distribuição em estudos de fluxo de potência utilizando coordenadas de fase. O transformador trifásico é representado por uma matriz de admitância obtida através da análise de seu circuito magnético equivalente. O modelo exige como dados de entrada, as reatâncias de dispersão, a reatância de magnetização e as resistências dos seus enrolamentos, parâmetros estes obtidos por ensaios normalizados pelos fabricantes.As várias possibilidades de conexões dos transformadores trifásicos são facilmente representadas pela matriz de incidência nodal apropriada. Além disso, não há limitações na representação de transformadores de núcleo envolvido ou envolvente. O modelo apresenta uma grande robustez numérica, além de permitir a representação de transformadores trifásicos de três enrolamentos e a utilização de impedâncias de aterramento em ambos os lados do transformador, de tal forma que o condutor neutro possa ser detalhadamente representado.
O modelo de transformador proposto foi incorporado ao fluxo de potência trifásico pelo método de injeção de correntes (MICT)implementado em MATLAB. A metodologia proposta foi testada e comparada com resultados experimentais obtidos em laboratório, permitindo assim a validação do modelo.